Espero por ti este inverno, de Luanne Rice



Ficha técnica
TítuloEspero por ti este inverno
Autora – Luanne Rice
Editora – Quinta Essência
Páginas – 354
Datas de releitura – de 23 a 28 de dezembro de 2018

Opinião
Parti sem quaisquer expectativas para esta leitura, pois foi uma obra que caiu cá em casa sem que eu a tivesse comprado, pedido ou falado sobre ela. O ano passado, no final do primeiro período, o meu filhote comprou-a por pouco mais de um euro numa Feirinha Solidária que se fez na sua escola e ofereceu-ma. Nunca pus em causa não a ler, não só porque foi uma prendinha do meu D., mas também porque dificilmente me recuso a ler qualquer livro que chegue aqui a casa e que seja uma estreia.
Li esta obra para o desafio Christmas in the Books 2, mais especificamente para a categoria – Livro que se passe no Natal ou no inverno e, apesar de nada saber sobre a sua narrativa, posso já dizer que acertei em cheio, pois praticamente toda a história se desenrola em meses gelados do inverno. Luanne Rice leva-nos a Rhode Island e apresenta-nos várias personagens marcadas pela perda. Desde um pai que perdeu um filho, um filho que perdeu um pai, um avô que perdeu um neto, um irmão que perdeu outro irmão e uma família que perdeu, por causa do divórcio, o homem lá de casa, todos, sem exceção, estão ainda dentro de um sofrido e amargo processo de luto, dentro do seu próprio inverno. Todos moram perto uns dos outros, numa localidade conhecida por ter sido o local, onde em 1944, no penúltimo ano da Segunda Guerra Mundial, um navio americano bombardeia e afunda um submarino alemão, matando toda a sua tripulação. Ora tudo isto poderia ser um conjunto de ingredientes para uma narrativa que me prenderia e me faria feliz. Infelizmente não o foi.
Todos aqui já devem saber que me “rasgo todinha” por uma história intensa, exigente, com laivos sombrios e muito, muito introspetivos. Também já o disse, no início desta opinião, que entrei nesta leitura sem expectativas. Contudo, não posso deixar de assinalar a minha frustração ao estar perante os ingredientes certos e chegar à conclusão que a autora não soube lidar com eles como eu tanto queria. O seu estilo é pouco facetado, muito linear, previsível e, usando a linguagem do surf (atividade muito presente na obra), muito “flat”; as personagens são interessantes, mas com uma dose rudimentar de complexidade; os temas são muito atrativos, mas são tratados de forma superficial. Resumidamente, estava certa ao lançar-me nesta leitura de mente em branco, porque aquilo que a mesma me ofereceu foi aquilo que eu previa – uma leitura minimamente agradável, mas que vai morar durante muito pouco tempo na minha memória…
Por tudo isto, tendo em conta o que foi referido, recomendo apenas esta leitura a quem queira experimentar uma narrativa fofinha, que se “papa” bem, mas que não exige do leitor nada mais do que alento para virar as páginas e conhecer personagens que pouco trazem de novo num mundo literário onde livros como este se encontram aos pontapés.
Termino dizendo que, antes desta obra, li mais duas para o referido projeto natalício e as correspondentes opiniões moram no canal de O sabor dos meus livros, no Youtube. Passem por lá!

NOTA – 06/10

Sinopse
Neve Halloran e a filha partilham o amor pela beleza austera de Rhode Island desde que Neve ajudou Mickey a dar os primeiros passos na costa arenosa. Agora, com Mickey já na adolescência e tendo Neve perdido a esperança de ser feliz com o ex-marido, ambas vão lutar por uma nova vida no meio da paisagem ventosa que as sustém.
Apaixonada pela reserva natural da zona, Mickey avança em direcção à vida adulta na companhia de um rapaz solitário que partilha o seu amor pelos animais. E Neve irá sentir-se atraída por um homem que dedicou a vida a essa reserva, mas que é incapaz de partilhar a dor de uma perda recente.
Lírico, luminoso, absolutamente cativante, Espero por ti este Inverno é um livro marcante que explora de forma comovente os laços que nos moldam e, simultaneamente, nos libertam.
Com o seu incomparável dom para descrever as alegrias e os desafios do amor e da família, Luanne Rice leva agora os leitores numa viagem emocional pelo território inexplorado entre mães e filhas e pais e filhos. Um romance cativante que vai ao passado para encontrar a chave para um futuro sem limites.

4 comentários:

  1. Nós leitores assíduos do seu blog tradicional, estamos em pulgas para ver a listinha dos livros lidos em 2018 e as suas preferências.
    É que tenho as minhas encomendas em stand-by.
    Um beijinho e votos de um ano repleta de coisas boas para si e família.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como já deve saber, já publiquei aqui a listinha que me pediu. Espero que lhe dê ideias para futuras leituras muito saborosas!
      Beijinhos e também lhe desejo um excelente 2019 para si e para os seus.
      Obrigada por estar aí!

      Eliminar
  2. E fez o D. muito bem! Eu tenho duas lojas solidárias aqui, que vendem livros a esse valor, e se achar minimamente interessante, nem hesito em trazer. Se não gostar, entrego para venderem de novo. É uma pena que não tenhas gostado, porque eu já tenho tido agradáveis surpresas nestas compras às cegas.
    Tão gira a bolsinha do livro do Ondjaki!
    Paula

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também não seria capaz de resistir frequentar essas lojinhas se as tivesse por perto! Também fiquei tristinha, mas não foi de todo uma leitura perdida.
      A bolsinha veio das mãos de fada da minha mamã (mãos essas que eu não herdei ;)
      Beijinhos!

      Eliminar