Ficha
técnica
Título
– A fada Oriana
Autora
– Sophia de Mello Breyner Andresen
Editora
– Porto Editora
Páginas
– 96
Datas
de leitura – de 18 a 31 de dezembro de 2016
Opinião
Como trabalho de casa para férias, a
professora de português do D. pediu-lhe que lesse uma das obras de leitura
obrigatória que faz parte do programa de quinto ano.
Como é habitual, o filhote sondou de
imediato a mãe para uma leitura em conjunto. Acedi de bom grado, não só porque
ler na companhia do D. são momentos de cumplicidade, de ternura e de partilha
de conhecimentos, como também me permitem acompanhar de perto esta etapa da
vida escolar do meu pimpolho.
A leitura foi fluindo com um
parágrafo lido à vez e com esclarecimentos de dúvidas de significado de
palavras mais difíceis. Fomos percorrendo a floresta e a cidade seguindo os
passos da fada Oriana e conhecendo as pessoas, os animais e as plantas que se
iam cruzando com ela e em cujas vidas Oriana, com a sua varinha de condão, ia
deixando um pouco de alívio, de companhia, de comida, de dinheiro e de conforto.
O carinho pela pequenina fada foi consequentemente crescendo, o que levou a que
o meu filhote se angustiasse perante os contratempos que a protagonista da obra
teve que ultrapassar para amadurecer e reconhecer o papel de suma importância
que uma fada tem nas vidas dos que habitam a sua floresta.
Não posso dizer que tenha ficado
deslumbrada com a leitura, suspeito que o meu filhote também não. Mas consigo
reconhecer que, linguisticamente, é um livro adequado à faixa etária de um
aluno de quinto ano, pois a linguagem é bastante acessível, as frases e os
parágrafos são curtos e abundam exemplos que se revelarão muito úteis para o
estudo das características do texto narrativo e de alguns recursos estilísticos
como a personificação. Contudo, continuo a insistir que, se o Ministério de
Educação não alargar os seus horizontes e incluir no mapa das leituras
obrigatórias obras mais atuais e que vão ao encontro de crianças que vivem em
plena era tecnológica, não contribuirá para que essas mesmas crianças ganhem
aquele gostinho tão saboroso pelo mundo dos livros e das leituras.
Resumindo, o trabalho para férias
foi feito. A obra foi lida e saboreada. O D. já pode regressar ao mundo do
futebol, do Rodrigo e do Rafael e aos seus Heróis
do futebol!
NOTA – 08/10
Sinopse
Dizia
Sophia que as fadas são seres da natureza. Queria com isto lembrar que elas
nascem da nossa capacidade de atribuir vida, vontade e intenções ao mundo da
natureza.
Em
A Fada Oriana, encontramos o dom da proteção sobre os seres mais frágeis
que vivem numa floresta, encontramos as tão humanas oscilações entre a
solidariedade, o sentido da responsabilidade e o egoísmo e a vaidade.
Encontramos, como é próprio de muitos contos tradicionais e para a infância, as
peripécias de uma luta entre o bem e o mal.
Livro
Recomendado pelo Plano Nacional de Leitura
5º
Ano de Escolaridade
Leitura
Orientada
Olá Ana,
ResponderEliminarQue nostalgia boa!! Estou desejosa de fazer isso com o meu filho. Tenho saudades dos livros que li na escola e nunca mais lhes peguei. Este é um marcante para mim.
Beijinhos e boas leituras para ti e para o teu pequenote
Isa, é um momento tão doce, esse que partilhamos com os filhotes e os livros! Não há nada melhor! São mistura de um pouco de tudo - saudades, partilha de conhecimentos, nostalgia e muito, muito amor!
EliminarBeijinhos e leituras muito saborosas para ti e para o teu pequenote!
Adoro a poesia da Sophia mas confesso aqui a heresia de não ser fã das suas histórias infantis. Acho que a literatura é unissexo, mas há realmente histórias que apelam mais às meninas e já imagino o enfado do meu filho para o ano a ler isto.
ResponderEliminarÉ verdade que há crianças que não terão contacto com certo tipo de literatura (ou com a literatura no geral) se não for através da escola, mas há livros recomendados tão áridos, tão sem graça, tão artificiosos, que dificilmente contribuirão para esse gosto de que falas.
Paula
Estamos mais uma vez em sintonia, Paula, e apesar do meu pequenote não ter desgostado da fada e das suas desventuras, sei que há leituras bem mais apelativas para ele e para qualquer criança da idade dele, seja rapaz ou rapariga... Só o Ministério da Educação não o vê - que o contacto com essa literatura dita mais importante virá com o tempo e a busca de leituras diferentes (como aconteceu comigo).
EliminarBeijinhos e leituras muito saborosas para ti e para o teu filho.