Jogo Perigoso, de Gerard van Gemert


Ficha técnica
TítuloJogo Perigoso
Autor – Gerard van Gemert
ColeçãoOs Heróis do futebol – volume II
Editora – Editora Nacional
Páginas – 160
Datas de leitura – de 19 a 20 de janeiro de 2017 / Filhote – de 26 de novembro a 26 de dezembro de 2016

Opinião
O meu filhote continua a desbravar entusiasticamente as páginas desta coleção. Na altura em que escrevo esta opinião ele já leu o volume III e está a ler as primeiras páginas do IV. Tudo por amor ao futebol e, para orgulho da mamã, à leitura!
Neste volume, voltamos ao convívio de Rodrigo e Rafael, os dois inseparáveis amigos cuja equipa – F. C. Lobitos – acompanha o Atlético 69 na viagem que esta formação sénior faz até Londres para jogar a segunda mão das meias-finais da Liga dos Campeões. Será então em terras de Sua Majestade que os nossos protagonistas viverão uma aventura perigosíssima ao mesmo tempo que fazem o gosto ao pé e assistem a uma partida emocionante que decidirá se a equipa de Berto Torres alcançará o feito inédito de disputar a final da mais importante competição europeia de futebol.
Não foi possível, mais uma vez, ler ao mesmo tempo que o D. esta obra. Porém não quis deixar de a ler, não só porque o meu filhote adora que eu leia o que ele lê, mas também porque a curiosidade me obrigou a fazê-lo. Como referi na opinião que escrevi sobre o volume I (podem lê-la aqui), esta coleção é muito interessante e não é sacrifício nenhum continuar a seguir as peripécias de dois amigos completamente doidinhos por futebol e cujos comportamentos são típicos de adolescentes enérgicos, vivaços e de muito boa índole. Admito que não li com sofreguidão as passagens relacionadas com descrições de passes, de dribles e de outras manobras táticas, mas segui com gosto a cumplicidade de Rodrigo e Rafael, as travessuras do primeiro e a tranquilidade do segundo, a amizade que os une, as primeiras pisadas de Rafael no difícil campo do amor e todo o ambiente jovial que o autor tão bem soube criar.
Agora resta-me arranjar um bocadinho de tempo para ler o volume III e trocar impressões sobre o mesmo com o meu filhote que, uma vez mais, teve que dar nota máxima tanto a esse volume como a este.
Para concluir, relembro que tanto eu como o mais novo cá de casa aconselhamos vivamente a leitura desta coleção, pois tem tudo para cativar miúdos e graúdos.

NOTA – 10/10

Sinopse

O FC Lobitos é o único clube amador que participa na luta pelo Campeonato Nacional. O patrocinador do clube recompensou os jogadores com uma viagem a Londres onde vão assistir à meia-final da Liga dos Campeões entre o Petchwood United e o Atlético’69. O que devia ser uma viagem tranquila transforma-se num autêntico pesadelo. Rafael e Rodrigo vão ver-se envolvidos num perigoso jogo de intrigas e corrupção. Felizmente podem recorrer às suas qualidades futebolísticas para tentar salvar a situação, acabando por ter mais influência no resultado da meia-final do que alguma vez acharam possível.

Sem comentários:

Enviar um comentário