Os Cinco, de Enid Blyton (vols. VI - IX)

21 de janeiro a 01 de fevereiro de 2013





Volume VI - Os Cinco salvaram o tio
Nestas férias da Páscoa, os Cinco veem-se impedidos de desfrutar da ilha Kirrin, pois o pai da Zé se encontra lá a trabalhar num projeto misterioso, altamente secreto e não quer ser, de maneira alguma, incomodado com as brincadeiras de quatro jovens e um cão barulhento.
Contudo, o secretismo desse projeto é um chamariz para espiões que ameaçarão não só o trabalho do tio Alberto como a sua própria vida e serão os famosos Cinco que o irão salvar!





Volume VII - Os Cinco e o comboio fantasma
A ação deste volume passa-se nas férias de verão e os Cinco vão desfrutá-las acampando quase sozinhos, apenas na companhia do Sr. Luffy, um professor apaixonado pelo mundo dos insetos e divertidamente distraído J. Acampam numa charneca isolada e aí veem-se envolvidos num mistério com "comboios fantasma" mas que afinal são bem reais e uma parte importante de um plano de contrabando.






Volume VIII - Os Cinco na casa do mocho
Os Cinco vão novamente acampar (agora sozinhos) e, numa das paragens que fazem, conhecem Ricardo, filho de um milionário que tem alguns inimigos. Tudo se complica quando Davi é raptado por engano, em vez de Ricardo. Os outros tentam salvá-lo, mas acabam prisioneiros na Casa do Mocho.
No fim, Ricardo redime--se da cobardia que demonstrara antes e acaba por conseguir que todos sejam salvos e a polícia prenda os raptores.
Chamo a atenção para algo que me havia escapado quando era adolescente. A capa deste volume está trocada com a do volume XVII J

Volume IX - Os Cinco e a Ciganita
Esta nova aventura gira novamente à volta do valioso trabalho de cientista do tio Alberto. Desta vez, é um homem chamado Torre Vermelha que tudo faz para apoderar-se dos valiosos apontamentos do pai da Zé, chegando inclusive a raptá-la e ao Tim. Será com a ajuda de uma ciganita andrajosa, chamada João e muito parecida com a Zé, que os Cinco levarão a bom termo esta aventura.
Este é um dos volumes de que sempre gostei muito, sobretudo por causa da personagem da ciganita J


Apesar de ter planeado ler a coleção d' Os Cinco de uma assentada, acho que estou a precisar de uma pausa, de regressar ao mundo dos livros de adultos!... Sendo assim, vou pôr de lado a renitência que sempre senti em relação às obras de José Eduardo Agualusa e ler um dos seus romances, mais especificamente um que o H. deu ao gémeo pelo seu aniversário do ano passado (isto é que é uma reviravolta na minha ordem cronológica de ler os livros J)

Sem comentários:

Enviar um comentário