Os Cinco, de Enid Blyton (vols. X - XIII)

08 a 16 de fevereiro de 2013






De volta ao mundo juvenil e de aventuras dos Famosos Cinco J

Volume X – Os Cinco no Lago Negro
Neste volume, encontramos os nossos heróis a gozar uns dias de interrupção letiva num passeio a pé pelo campo. Nada leva a crer que irão conseguir “arranjar tempo” para uma aventura, mas uma intrigante mensagem ouvida “por engano” por David leva os Cinco ao Lago Negro e será lá que irão viver uma empolgante aventura relacionada com um roubo de joias valiosas, há muito resolver pela polícia.
Adoro a capa deste volume e não posso deixar de dizer que me lembrava do nome curioso – “Joana vaidosa” – de um barco que tem um papel fundamental nesta narrativa!


Volume XI – Os Cinco no castelo da Bela-Vista
Esta nova aventura passa-se nas férias da Páscoa e desenrola-se junto ao castelo da Bela-Vista, onde os Cinco se encontram a desfrutar dumas “roulottes” e da companhia de uns saltimbancos que, a princípio, não se mostram nada simpáticos. Contudo, com a chegada surpresa da ciganita João (que conhecemos no volume IX), a animosidade dos saltimbancos desaparece e até ajudam os Cinco a resolver o rapto de dois cientistas famosos.
Gostei muito deste volume, apesar de um dos saltimbancos ter duas gigantescas “snakes”!!! Claro que me recordei delas quando comecei a reler este livro!...



Volume XII – Os Cinco na Torre do Farol
Os Cinco viajam para a zona da Cornualha. Hospedados numa quinta local, Zé e os primos travam conhecimento com Jano e o seu avô, que lhes conta que o farol em ruínas continua a ser misteriosamente utilizado nas noites de tempestade. Será com a chegada dos Barnies, artistas ambulantes, que os Cinco desvendarão o mistério.




Volume XIII – Os Cinco na Planície Misteriosa
Desta vez, os Cinco vão passar alguns dias das suas férias numa escola de equitação que se situa perto da Planície Misteriosa. A aventura que irão ter vai dividir-se entre estes dois espaços e vai envolver um grupo de ciganos que se dedica a negócios pouco claros com dólares falsos.
Será com a ajuda de um ciganito – “Fungão” – e de dois colegas da escola de equitação – Tony (uma “Maria Rapaz” como a Zé) e Guilherme – que os nossos amigos vão desvendar mais este mistério!


Agora que já li mais 4 volumes desta coleção, vou retornar aos livros adultos e ler um que me ofereceram no Natal!

Sem comentários:

Enviar um comentário