Segredos do passado, de Deborah Smith


Ficha técnica
TítuloSegredos do passado
Autora – Deborah Smith
Editora – Porto Editora
Páginas – 425
Datas de leitura – de 19 a 23 de fevereiro de 2017

Opinião
A demanda continua. 2017 já conta com 12 leituras e até agora nenhuma me arrebatou ao ponto de, sem hesitações, lhe atribuir a nota máxima, aquele 10 que a tornará diferente, especial e mais digna de continuar comigo por tempos indefinidos.
Admito que trouxe Segredos do passado da biblioteca da terrinha com a secreta esperança de que a sua autora fosse a descoberta que revolucionasse este ano de leituras, como o foram Kate Morton ou Elena Ferrante em 2015 e em 2016. Infelizmente a esperança não se concretizou totalmente. Ainda não foi desta…
Segredos do passado traz-nos uma história de famílias, de relações, de laços, de sentimentos, de tradições, de pequenas comunidades onde todos se conhecem, onde todos possuem o seu lugar, onde tudo está pré-definido há gerações e gerações.
Neste cenário vive Claire Maloney, uma criança caprichosa, filha mais nova de um casal que até aí só havia tido varões. Apesar da sua tenra idade, a nossa protagonista tem noção de que nasceu no seio de uma família próspera, cujos ramos se estendem por todos os cantos da pequena cidade onde todos vivem. Tem igualmente noção de com quem pode ou não travar conhecimento. Porém, como é dotada de um temperamento arisco, determinado e temerário, aproxima-se, mesmo contra a vontade de tudo e de todos, de Roan Sullivan, um rapaz mais velho do que ela, solitário, arredio, que vive com um pai alcoólico e violento, mas por quem Claire se sente imediatamente atraída e a quem quer a todo o custo ajudar.
Entre Claire e Roan nascerá uma amizade que, por ser tão especial e tão forte, conseguirá ir derrubando obstáculo atrás de obstáculo e fará com que cada um deles compreenda o quão importante é esse sentimento de pertença – a um lugar, a uma comunidade, a alguém.
A obra está dividida em duas partes. A primeira encerra de forma entusiasticamente dolorosa, com acontecimentos que determinarão um final abrupto da amizade que unia os dois jovens. Um hiato de vinte anos separa esses acontecimentos dos que abrem a segunda parte, que paulatinamente nos irá dando a conhecer o que foi feito dos protagonistas, das suas redes familiares e nos abrirá o cadeado de um baú de segredos que sempre estiveram aí, à espera de serem desvendados.
Não posso dizer que não tenha gostado da minha estreia nas obras de Deborah Smith. Nada disso. Aliás, tenciono ler outras que fazem parte do espólio da biblioteca da terrinha. Mas também não posso dizer que Segredos do passado me tenha arrebatado e “esmagado” o meu lado emocional e de leitora compulsiva.  Gostei muito do seu estilo simples e despretensioso, sem artifícios que tendem a cair no exagero quando no palco principal da obra se desenrola uma história de amor. Gostei da força e da determinação de Claire, gostei ainda mais do lado tortuoso e escuro de Roanie e senti que sempre me abria um sorriso quando me deparava não só com as alusões às tradições e características irlandesas da gigantesca família de Claire como sobretudo também com as acesas trocas de palavras entre a sua avó e bisavó. No entanto… à medida que ia avançando na leitura, não consegui evitar fazer comparações e senti que, para esta obra e para a sua história atingirem “a minha perfeição”, a sua autora teria ou que ter adensado, aprofundado ainda mais o lado interior das personagens, principalmente dos seus protagonistas, ou então avivado o ritmo, acrescentando-lhe um toque de mais emoção, de mais mistério, de mais suspense.
É assim uma obra que agrada. Agrada a quem aprecia narrativas carregadas de laços familiares, de relações, de vidas unidas e separadas por sentimentos, afinidades, tradições, preconceitos e de uma vontade férrea de pertencer a algo ou a alguém. E obviamente agrada a quem anseia por uma bonita história de amor, com força suficiente para superar qualquer obstáculo com que se depare.
Recomendo.

NOTA – 08/10


Sinopse
Filha de uma respeitada família de Dunderry, na Geórgia, Claire Maloney era uma menina caprichosa e mimada, mas isso não a impediu de travar amizade com Roan Sullivan, um rapaz feroz, órfão de mãe, que vivia numa caravana com o pai alcoólico. Nunca ninguém conseguiu compreender o laço que unia as duas crianças rebeldes.
Mas Roan e Claire pertenciam um ao outro até à violenta tarde em que o terror tomou conta das suas vidas e Roan desapareceu.
Durante vinte anos, Claire procurou o rosto do seu amor de infância por entre a multidão. Durante vinte anos, esperou ansiosamente uma carta e sobressaltou-se a cada toque do telefone. No entanto, quando Roan surge novamente na sua vida, a alegria de Claire não é completa, pois ao contrário do que se afirma o tempo não apaga todas as feridas.
Algumas permanecem ocultas, prestes a reabrir-se ao mais pequeno incidente. Que segredos do passado envenenam o presente e minam o futuro?

Pela consagrada autora de A Doçura da Chuva, um romance comovente e original que relata um amor inocente capaz de sobreviver a todas as adversidades.

4 comentários:

  1. Já descobriu Julia Navarro? Recomendo "Diz-me quem sou". Arrebatador!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Maria Celeste e seja bem-vinda!
      Já li "Diz-me quem sou" em 2012 e concordo consigo - é arrebatador. Entretanto, já li "Dispara, eu já estou morto" e fiquei algo desapontada, porque não me cativou como o havia feito o livro que me recomenda.
      Agradeço-lhe muito a dica e espero vê-la por aqui muitas mais vezes.
      Obrigada e continuação de leituras muito saborosas!

      Eliminar
  2. Olá, Ana,

    Por acaso tenho este na estante, mas ainda não me atrevi a pegar-lhe. Talvez para o tempo do Verão, quando precisar de algo menos denso... Gosto de histórias de famílias :D

    bejinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Su e obrigada pela rápida visita ao meu cantinho!
      Acho que fazes bem em deixar esta obra para épocas que pedem algo mais leve. Tenho a certeza de que assim "Segredos do Passado" cumprirá o objetivo ;)
      Espero ver-te aqui mais vezes, porque já fiquei com o teu blogue debaixo de mira ;)
      Beijinhos e leituras muito saborosas!

      Eliminar