Tempo de descontos, de Gerard van Gemert


Ficha técnica
TítuloTempo de descontos
Autor – Gerard van Gemert
ColeçãoOs heróis do futebol – volume IV
Editora – Editora Nacional
Páginas – 160
Datas de leitura – de 01 a 08 de junho de 2017 / Filhote – de 25 de janeiro a 19 de fevereiro de 2017


Opinião
A febre por histórias e coleções cujo enredo rola pelos campos da bola continua em alta aqui em casa. O filhote segue com entusiasmo, de olhos postos nas páginas, seguindo com o dedito todas as peripécias dos protagonistas de Os heróis do futebol e a mãe sente o peito a encher-se de orgulho sempre que se depara com o seu pequenote, sentadinho no sofá, de livro nas mãos e a vibrar com as descrições de jogos de futebol, as aventuras em que se envolvem os amigos inseparáveis Rodrigo e Rafael e a forma como a sua amizade ultrapassa todos os obstáculos que aparecem de volume em volume.
Neste que se intitula Tempo de descontos, os dois jovens integram pela primeira vez o plantel da famosa Seleção de Juvenis do Atlético’69. Contudo, a integração, como era de esperar, não é fácil, há outros jovens que aspiram a alcançar o mesmo sonho, mas, como já nos vêm habituando, Rafael e Rodrigo entram no campo com espírito de campeões, com o espírito daqueles que suam a camisola e dão tudo o que têm e não têm.
Paralelamente a este desafio futebolístico, há outros que se intrometem e, novamente, encontramos o destemido Rodrigo e o cauteloso Rafael enfiados numa aventura que envolve uma casa que parece estar assombrada. Para além disso, o nosso apaixonado Rafael vai sofrer o primeiro desgosto amoroso.
Antes de escrever esta opinião, perguntei ao meu D. que escreveria ele se eu lhe pusesse o computador nas mãos e lhe pedisse para tentar mostrar a todos os gaiatos da idade dele o quanto eles têm que ler esta coleção, mesmo que não sejam tão doidinhos por futebol como ele. Ele, na realidade, não se sentou em frente ao computador, mas foi-me dizendo algumas razões pelas quais continua a adorar esta coleção e a dar a cada um dos volumes a nota máxima. Termino então esta opinião com as ideias do meu pimpolho, já que ela é mais da responsabilidade dele que minha:
“Este volume é fixe, porque o Rodrigo e o Rafael conseguem finalmente jogar na mesma equipa que o seu ídolo, Berto Torres, a equipa que acabou de ganhar a Liga dos Campeões. Eles vão ter algumas dificuldades em ser titulares, sobretudo o Rafael, porque há outro avançado que quer jogar sempre e que o trama muitas vezes.
Gostei muito deste volume, como gostei dos outros, porque gosto muito dos dois amigos. Prefiro o Rodrigo, porque ele é muito corajoso e não tem medo nenhum de se meter em aventuras perigosas. Mas, por outro lado, prefiro o Rafael já que ele é mais calmo e só “anda à bulha” quando tem mesmo que ser, enquanto o Rodrigo perde a paciência muito facilmente.
Já disse algumas vezes à minha mamã que às vezes não entendo muito bem “o relato” (as descrições) do jogos de futebol, não percebo todas as jogadas, como é que a bola chega ao avançado, os passes, as fintas, mas mesmo assim, continuo a adorar esta coleção e a dar a todos os volumes 10 em 10, porque são TOP!”

NOTA – 10/10 (obviamente, porque assim o diz o mais pequeno cá de casa)

Sinopse

São tempos difíceis para os Heróis do Futebol. Rafael e Rodrigo têm dificuldades na sua primeira época no Atlético’69. O seu ídolo, Berto Torres, está tão em baixo de forma que se coloca a questão de não ser selecionado para o decisivo jogo de qualificação para o Campeonato Mundial. A equipa de futebol escolar sofre uma onda de lesões. Na moradia, junto ao campo de treino, acontecem coisas estranhas e, para agravar tudo, Filipa, a namorada de Rafael, mostra-se muito distante. Será que Rafael e Rodrigo conseguem vencer todos os obstáculos? 

2 comentários:

  1. Olá Ana,
    Que bom que o mais novo vai lendo bastante! É sempre tão bom partilhar estes bons momentos com eles. São para a vida :)
    E já vi que ele gosta muito de futebol :)
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tu sabes disso tão bem quanto eu! Não há nada melhor do que esses momentos a dois e sinto-me muito orgulhosa por poder constatar que o bichinho da leitura já fez mossa no mais novo, nem que seja através de livros e livros sobre futebol, uma das suas maiores paixões!
      Beijinhos, Isa!

      Eliminar