A contadora de filmes, de Hernán Rivera Letelier



Ficha técnica
TítuloA contadora de filmes
Autor – Hernán Rivera Letelier
Editora – Editorial Presença
Páginas – 84
Data de leitura – 13 de outubro de 2018

Opinião
Regressei com muito prazer e um sorriso rasgado a terras e às letras chilenas. Depois de Isabel Allende, Luis Sepúlveda e Marcelo Serrano viajei para latitudes sul-americanas na companhia de mais um autor chileno que me conquistou e que me fez e faz querer ler mais daquilo que escreveu.
Não me vou alongar muito sobre esta pequenina/grande história, pois o vídeo que vos deixo a seguir cumpre esse papel, o de abrir-vos as páginas da narrativa, apresentar-vos as personagens e de partilhar convosco o quanto foi especial a sua correspondente leitura. Vou apenas acrescentar aquilo que não foi mencionado no vídeo – através de um comentário que deixaste no vídeo, Paula, descobri que a biblioteca da minha terrinha tem mais duas obras do autor, o que consequentemente me levou a anotar esses títulos e a prometer a mim mesma que os mesmos virão comigo um dia destes.
Termino aconselhando àqueles que, como eu, sentem um fraquinho e se derretem pela literatura sul-americana que arrisquem e conheçam este autor chileno. Não se arrependerão! Eu não me arrependi.

NOTA – 09/10


Sinopse
Esta é a história de María Margarita, uma rapariga que revela um dom especial para narrar as histórias dos filmes a que assiste. Sempre que estreia um novo filme na cidade, toda a população contribui para pagar um bilhete de cinema a Margarita. Depois do filme, a jovem conta o que viu, de uma forma apaixonada, encarnando as personagens e transmitindo as imagens, a música e toda a emoção do cinema. É então que passa a ser conhecida como a Contadora de Filmes.
Hernán Rivera Letelier foi o vencedor do prémio Alfaguara 2010, com a obra El Arte de la Ressurrección, um dos mais prestigiados galardões literários de língua castelhana. No Chile, o seu país de origem, é um dos escritores com maior êxito.

4 comentários:

  1. E por acaso já subiu um bocadinho na geografia para ler o cubano Leonardo Padura?

    ResponderEliminar
  2. Aconselho HEREGES...e cá fico à espera da sua recensão...sem pressas.
    Desconfio que este livro irá fazer parte senão da sua top10 concerteza da sua top20.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anotadíssimo - virá da biblioteca um dia destes comigo!
      Obrigada, fiquei em pulgas!!

      Eliminar