Meio sol amarelo, de Chimamanda Ngozi Adichie



Ficha técnica
TítuloMeio sol amarelo
Autora – Chimamanda Ngozi Adichie
Editora – Edições ASA
Páginas – 538
Datas de leitura – de 14 a 21 de outubro de 2018

Opinião
Depois de uma visita literária a terras chilenas atravessei o oceano atlântico e entrei em terras nigerianas, as quais nunca havia visitado, nem presencialmente nem literariamente. Creio que não é novidade nenhuma o facto de eu sentir pouco apreço pelo continente africano. Não é nenhum preconceito, não são sentimentos racistas, são outro tipo de reticências, medos, incapacidades e fobias que me fazem pôr uma distância entre a minha pessoa e terras quentes, repletas de miséria e de animais rastejantes que ainda hoje me fazem gritar de medo quando os vejo em imagens de livros ou televisivas. Tenho consciência de que estes medos e sentimentos incapacitantes me fazem ter uma visão estreita, “narrow-minded” de um pedaço de terra sublime, com gente maravilhosa e paisagens de cortar a respiração, mas, mesmo com mais de 40 anos, ainda não consigo pensar de outra forma. Contudo e em meu apanágio, tento combater esses preconceitos lendo e conhecendo autores africanos. Já tinha tropeçado em obras da autora Chimamanda em livrarias, blogues, mas foi preciso ouvir uma booktuber que acompanho assiduamente (Ana The Phoenix flight) a recomendar sem reservas esta obra para tomar a decisão de trazer Meio sol amarelo da biblioteca da terrinha. E, caramba, ainda bem que o fiz!!! Sei que foi o início de uma ligação que continuará a alimentar-se de mais e mais leituras de livros publicados por esta grande escritora, que me deixou rendida ao seu talento e à sua visão deliciosamente pertinente do que são as histórias e do quanto uma única história, uma única visão são estereotipadas e incompletas.
Deixo-vos o correspondente vídeo de opinião que mora no canal de O sabor dos meus livros (a partir do minuto 08:45) e, já agora, o link para a TED talk que a autora deu e que é sublime, tão, tão, mas tão boa que me fez ainda gostar mais dela!
Se alguém já leu Chimamanda e me quiser recomendar alguma obra sua, por favor, não se acanhe! Eu agradeço muito!!!

NOTA – 09/10




Sinopse
Com uma elegância apenas ao alcance dos grandes escritores, Chimamanda Ngozi Adichie entrelaça as vidas de cinco personagens inesquecíveis: Ugwu, um humilde criado de treze anos a quem o mundo se desvendará pela mão do seu senhor, Odenigbo, que, na intimidade da sua casa, planeia uma revolução. Este jovem professor universitário mantém uma relação apaixonada e sensual com a bela e mágica Olanna, cuja irmã gémea, Kainene, é alvo do amor desesperado de Richard, um jovem inglês a braços com o seu papel de homem branco em África. Todos eles vão ser forçados a tomar decisões definitivas sobre amor e responsabilidade, passado e presente, nação e família, lealdade e traição. Todos eles vão assistir ao desmoronar da realidade tal como a conheciam devido a uma guerra que tudo transformará irremediavelmente.

2 comentários:

  1. Envergonho-me de assumir que tenho alguns livros dela na estante - todos por ler! Ansiosa por lhe pegar!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nada de vergonhas :)
      Um dia destes tratas disso e ficarás arrebatada, espero, tal como eu fiquei!

      Eliminar