A trégua, de Mario Benedetti

Sexta-feira, 26 de abril de 2013




Sinopse
Publicado em 1960, A Trégua é o mais famoso romance de Mario Benedetti e uma das obras mais importantes da literatura latino-americana contemporânea. Escrito em formato de diário e com fina ironia, o livro conta a história de Martín Santomé, um "homem maduro, de muita bondade, meio apagado, mas inteligente". Muito mais do que uma história de amor, A Trégua é um questionamento sobre a felicidade e um retrato às vezes bem-humorado, às vezes ferino, dos difíceis relacionamentos humanos, tema que é uma das especialidades de Benedetti.

Opinião
Que livro tão delicioso!!! Toca verdadeiramente no coração do leitor e, claro, no meu tocou de tal forma que me fez rir, chorar, menear a cabeça de pura compreensão… enfim, bendito o dia em que descobri Benedetti e comprei esta obra!
Trata-se de uma obra escrita em formato de diário e que nos conta a história de Martín Santomé, que tem 50 anos, ou melhor, que está prestes a completar meio século de uma existência monótona e cinzenta. Contudo, tudo mudará quando conhecer Laura Avellaneda, uma jovem discreta e tímida, contratada para ser sua subalterna. Com ela, Martín voltará a viver a vida em plena, voltará a conhecer o amor, numa luminosa trégua a uma vida até então triste e opaca.
O livro termina de uma maneira inesperada, mas, apesar de me ter feito chorar, vai ocupar um lugar especial no meu coração!
Como prova do estilo íntimo e poético de Benedetti, deixo aqui uma passagem que me comoveu muito, sobretudo pela importância que dou ao gesto de “dar a mão”:
Ela dava-me a mão e não era preciso mais nada. Bastava-me para sentir que era bem recebido. Mais do que beijá-la, mais do que deitarmo-nos juntos, mais do que qualquer outra coisa, ela dava-me a mão e isso era amor.”

Por tudo isto, não resisti a procurar mais sobre outras obras de Benedetti e encontrei uma que tenho que comprar – La borra del café. Parece não haver tradução para português, mas não importa, compro-a em espanhol J

Sem comentários:

Enviar um comentário