Balanço mensal - livros lidos e adquiridos em novembro

Dezembro, 03 de dezembro de 2015





O fim do ano está a aproximar-se e com ele traz o habitual trabalho dobrado… Mas, mesmo assim, lá consegui arranjar tempo para ler cinco livros este mês. Para boas leituras sempre se reservam uns minutinhos ao final da noite, porque é uma das melhores maneiras de pôr para trás das costas o bulício de um dia normal e escapar dessa realidade que continuará aí no dia seguinte.
Em novembro deliciei-me com quatro leituras e voltei às releituras. Todas, sem exceção, deixaram um sabor especial na minha vida e, como tal, não posso deixar de recomendá-las. Abri o mês regressando aos palcos da Segunda Grande Guerra. Fi-lo através de uma obra que realmente merece todos os prémios que já alcançou. De seguida, para poder abstrair-me desses cenários mais dolorosos, percorri a estante em busca de sensações mais leves e reli uma das obras que possuo da autora Sue Monk Kidd. E que bem que me soube J! Stoner, de Jonh Williams foi a leitura que me fez companhia a meados do mês e só posso agradecer mais uma vez à minha querida Nancy por me ter dado a oportunidade de resgatar esta obra do esquecimento a que esteve dotada durante tempo demais. Em poucos dias “papei” a última obra de Inês Pedrosa, que me proporcionou bons momentos e fragmentos com os quais qualquer português se pode identificar. O mês terminou da melhor forma possível, com o regresso ao mundo do meu amado Mario Benedetti e à sua literatura que tem o condão de me preencher como muito poucas. Dei nota máxima a La borra del café porque basicamente tem tudo o que me deixa desarmada e rendida a um livro.
Deixo-vos, como costume, o link para acederem às opiniões das referidas leituras:
§  Toda a luz que não podemos ver, de Anthony Doerr
§  A ilha das garças, de Sue Monk Kidd
§  Stoner, de John Williams
§  Desamparo, de Inês Pedrosa
§  La borra del café, de Mario Benedetti

Depois de uma desintoxicação e de um desmame doloroso que fui obrigada a submeter-me no mês de outubro, nada me dá mais prazer que afirmar que pequei de novo durante este mês e que na minha estante já moram mais três obras que para lá saltaram da minha wishlist J. São elas Vamos aquecer o sol, de José Mauro Vasconcelos e de Elena Ferrante, História de quem vai e de quem fica e Crónicas do mal de amor. A primeira, do autor brasileiro, traz-nos a continuação da ternurenta e belíssima história de Zezé (de O meu pé de laranja lima), “o menino com um coração do tamanho do mundo, e que, por isso, sofre demais”. As outras duas são da aclamadíssima e misteriosa autora italiana que me conquistou com o primeiro volume da tetralogia, A amiga genial. História de quem vai e de quem fica é a terceira parte dessa tetralogia e Crónicas de mal de amor reúne as três obras que haviam sido publicadas em Portugal e que infelizmente passaram um pouco despercebidas. Espero poder resgatá-las e prestar-lhes a devida homenagem, sobretudo porque sei, pelo que já li e me disseram, que prometem avassalar as minhas emoções.

Entretanto, dezembro já está aí, faltam poucos dias para a festividade que mais me encanta, para estar rodeada de família, amor, alegria, comida e, imagino eu, de prendinhas retangulares, compostas de uma capa, muitas páginas, um número infinito de palavras e “viagens” ao mundo de outros lugares, outras épocas e muitas, muitas personagens que me conquistarão e me farão uma mulher mais feliz! Mal posso esperar…

2 comentários:

  1. Olá Ana,
    Foi um bom mês em termos de leituras.
    E boas compras também. Pequenos miminhos de vez em quando não faz mal nenhum, pelo menos ao espírito!
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Isaura! Foi realmente um bom mês em todos os aspetos.
      Os miminhos "literários" são dos melhores :)
      Antes que me esqueça - adoro a nova "foto de capa" do teu "Jardim"!
      Beijinhos e muito boas leituras!

      Eliminar