Maratona literária - BookBingo - Leituras ao sol 2



Este ano vou finalmente participar pela primeira vez numa maratona literária – yeeeeee! Já havia visto esta maratona o ano passado, mas por uma ou por outra razão, não me “inscrevi” e agora quero redimir-me dessa falha imperdoável, tentar cumpri-la na íntegra e, sobretudo, feliz fazendo uma das coisas que me dá mais prazer!
Contudo, antes de partilhar convosco as minhas escolhas para cada categoria que compõe a maratona Bookbingo – Leituras ao sol 2, informo-vos das suas regras, pois quero muito contagiar-vos e, quiçá, levar-vos também a participar nela 😊 Esta maratona está a ser organizada pela minha querida Isa, do blogue e canal Jardim de mil histórias (cliquem no nome do blogue para assistirem ao vídeo explicativo da Isa) juntamente com a Patrícia, outra blogger e booktuber. Segundo elas, este desafio decorrerá entre o dia 21 de junho e o dia 23 de setembro e está composto de 16 categorias que preenchem o cartão de bingo que deixarei algures por aqui. Para cada categoria têm que ler pelo menos um livro e poderão fazê-lo em formato físico, e-book ou audiobook. Não poderão usar o mesmo livro para mais do que uma categoria e o objetivo final é completar o cartão, isto é, fazer bingo, mas poderão apenas completar uma linha na horizontal, na vertical ou na diagonal.

Eu, como sou ambiciosa q.b., pretendo completar o cartão e ler dezasseis livros em três meses. Cinco, seis livritos por mês não deverá ser difícil e ainda por cima com um mês de férias e um horário de trabalho que não implica trazer nada para fazer em casa!!! Bom, a primeira coisa que fiz foi anotar no meu caderninho as respetivas categorias e cuscar as minhas estantes em busca de títulos, autores, prémios e capas que se adequassem às mesmas. Não foi uma tarefa muito fácil, mas entre as prateleiras de casa e as da biblioteca, hoje consegui reunir todos os livros e colocá-los nesta pilha deliciosa e de deixar qualquer um de água na boca!
Como sabem, eu resisto – e muito – a abandonar a minha mania de ler os livros por ordem cronológica de chegada às estantes, mas as categorias desta maratona obrigaram-me a pô-la de lado, ou melhor, a não respeitá-la na íntegra… Sendo assim, partilho agora os livros que selecionei, o porquê dessa selecção e ainda acrescento em qual deles estou a dar facadinhas na minha faceta de maníaca cronológica J Bora lá!



1 – Livro que tenha sido lançado no ano em que nasceu
Ora, eu tenho a belíssima idade de 43 aninhos. Nasci em 1975 (ano maravilhoso!) e depois de uma pesquisa online decidi trazer da biblioteca Sem destino, de Imre Kertész, publicado no ano em que vim ao mundo.

2 – Livro cujo título tenha as letras que componham a palavra MAR
O ano passado, em junho, a minha querida colega e compincha blogger e livrólica, Ana Sofia, ofereceu-me vários livros que iria ler muito em breve porque a ordem cronológica ditou que chegasse a junho de 2017 em junho de 2018. Sendo assim, escolhi um dos livros que a Ana me ofereceu para esta categoria – A história de um casamento, de Andrew Sean Greer.

3 – Autor português
Também oferecido pela Ana Sofia. Vou estrear-me nas letras de Jacinto Lucas Pires, com Azul-turquesa.

4 – Livro de um autor cujo nome tenha as tuas iniciais
Nesta categoria, tive que aldrabar um pouquinho, porque não encontrei nas estantes nenhum autor cujo nome tivesse as iniciais “A” de Ana e “L” de Lopes. Como tal, pensei nas iniciais dos meus nomes próprios – Ana Carla – e trouxe da biblioteca O pintor debaixo do lava-loiças, de Afonso Cruz. Acho que posso fazer este “malabarismo”, não posso, Isa?

5 – Livro escrito por uma mulher
Como nos livros por ler de junho de 2017 não tenho nenhum livro escrito no feminino, selecionei para esta categoria o único livro que recebi em julho do ano passado – El invierno en tu rostro, da espanhola Carla Montero.

6 – Livro “silly”
Não abundam na minha estante livros humorísticos ou levezinhos. Tive que recorrer às estantes que têm livros da minha juventude e primeiros anos de adulta e pegar num chicklit (agora já sei o que isto significa – ehehehe). A escolha recaiu na obra O jovem da porta ao lado, de Josie Lloyd e Emilyn Rees, do qual não me lembro de nada, mas que sei ser uma comédia romântica, bem-humorada e “silly”.

7 – Livro com apenas uma palavra no título
Na pilha oferecida pela Ana Sofia vieram dois que encaixam na perfeição – Soledad, de Raffaello Bergonse e Siddhartha, de Herman Hesse. Ainda estou indecisa sobre qual dos dois vou ler, mas estejam à vontade para dar a vossa opinião e ajudar-me na escolha.

8 – Livro que leste quando eras jovem e gostaste muito
Mais uma escolha difícil, porque há dois ou três anos reli todos os livros das coleções de Enid Blyton – Os cinco, Os sete e Mistério – e outros de outras coletâneas juvenis. Voltei a olhar com olhos de lince para as minhas prateleiras juvenis e lá me decidi por um que pertence à biblioteca juvenil da Editorial Verbo (coleção ternurentamente deliciosa!) e que sei que adorei quando era adolescente – A terra de Léa, de Claire Graf.

9 – Livro que se passe no verão
Voltamos aos livros que entraram na estante no mês de junho de 2017. Segundo a sinopse, uma parte da narrativa de Corações de pedra, de Simon Scarrow, passa-se em 1938, na ilha grega de Lefkas, onde três jovens vivem um verão perfeito, isolados dos problemas políticos que fervilham na Europa. Lá vou eu ter que ler mais um livro sobre a Segunda Grande Guerra 😋

10 – Livro com um número no título
Esta é a maior facada que vou dar nas minhas leituras cronológicas! Sim, vou ler uma obra que entrou cá em casa em maio de 2018! Sim, vou ler Meridiano 28, de Joel Neto, um habitante recém, recém-chegadinho!

11 – Livro de não-ficção
Não tenho livros novos de não-ficção, por isso vou reler uma obra que quero muito reler – O diário de Anne Frank. Também pensei reler Eu, Christiane F., mas como este está em casa da minha mamã, devo ler o de Anne Frank a não ser que esteja “cansada” do tema Holocausto + 2GM. A ver vamos.

12 – Livro que compraste pela capa
Ora aqui está uma coisa que NUNCA faço. Nunca compro um livro exclusivamente pela capa. Faço-o pela narrativa, pelo autor, pelo tema, pelo género, pela escrita, mas nunca pela capa. Assim sendo, continuo a devastar a minha estante cronológica e decido-me pela última obra que comprei de Kate Morton – Amores secretos. Uma confissão (Isa, tu fazes de conta que não leste isto): mesmo que a capa fosse banal, eu teria escolhido esta obra porque já me arrasto de saudades de ler uma história como só Kate Morton sabe criar e entrelaçar!

13 – Prémio literário estrangeiro
Voltamos ao que dita a cronologia. Vou ler A biblioteca, de Zoran Zivkovic, que comprei na FLL do ano passado e que ganhou o World Fantasy Award.

14 – Livro escrito por uma celebridade
Outra categoria difícil, pois não é algo que faço e não estava com vontade nenhuma de ler obras escritas por Júlia Pinheiro ou Fátima Lopes (sem ofensa a quem o faça, mas não são histórias que me cativem). Contudo, tinha pensado em ler O pianista de hotel, de Rodrigo Guedes Carvalho e fiquei extremamente contente (e algo aliviada) quando vi o vídeo que a Isa fez com as suas escolhas e pude constatar que ela selecionou exatamente a mesma obra para esta categoria. Resultado – muito provavelmente iremos fazer a leitura em conjunto!

15 – Livro que tenha sido publicado há mais de dez anos
Esta é a categoria que trago atualmente em mãos. Estou a ler, desde o dia 23 deste mês, a obra Morrer sozinho em Berlim, de Hans Fallada e que foi publicada em 1946.

16 – Prémio literário português
Última categoria e última obra oferecida pela Ana Sofia. Falo-vos de Debaixo de algum céu, de Nuno Camarneiro, vencedor do Prémio LeYa de 2012.

São estas as minhas escolhas e espero que as mesmas me permitam completar o cartão e fazer bingo! Não as devo alterar, mas não as vou considerar completamente definitivas, já que se não estiver a gostar da leitura, partirei de imediato para outra, sem remorsos nem arrependimentos.
Para terminar, convido-vos a todos a participarem nesta maratona e sobretudo a divertirem-se e a saborearem-na numa esplanada, na praia, na piscina ou à sombra de uma árvore. Venham daí! Fico à espera dos vossos comentários sobre as obras que escolhi e sobre o que pretendem ler!

12 comentários:

  1. Hi. You will surely love your first choice: Sem Destino. For me, one of the best books about the Holocaust. Enjoy!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Thanks, Lurdes! I'll probably read it only in the second half of july, because I want to take a short break from WW2 and the Holocaust - I'm finishing one related to it - Alone in Berlin. But I'm really glad I've chosen "Sem Destino" and specially after reading your recommendation!
      Besitos!

      Eliminar
  2. Que lista fantástica e variada! Eu não vou participar, porque já sei que quanto mais planeio mais me espalho, mas vou estar atenta aos progressos das pessoas que sigo.
    Mas confesso que fiquei cheia de inveja de leituras conjuntas. E enquanto não aventuro num livro maior como o Último Comboio para Lisboa, não queres ler nenhum destes mais pequenotes comigo? Tenho: Sem Destino, Debaixo de Algum Céu, História de um Casamento e Azul-Turquesa.
    Gostei muito desse do Afonso Cruz e quero muito saber o que achas desse da Kate Morton. Adoro a personagem australiana.
    Boa sorte no teu bingo!
    Paula

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, claro que fazemos leituras conjuntas com todos os que tu quiseres! Adoro fazê-las e quantas mais, melhor!
      Depois vemos como as combinamos! O primeiro (dos que mencionas) que devo ler é o Sem destino, porque é da biblioteca. Mas não o vou ler já, já, porque não quero ler dois livros seguidos sobre a 2GM. Leio primeiro o do Afonso Cruz e mais um, provavelmente!
      Beijinhos e obrigada pelo desejo de boa sorte! Quero mesmo completar o cartão!

      Eliminar
  3. Olá querida Ana,
    Fico muito contente por participares no desafio. Vou ficar atenta às tuas leituras :) e vou ficar a aguadar as tuas opiniões, claro.
    Vou tentar arranjar o "Pianista de Hotel" para podermos ler assim que pudermos.
    Um beijinho e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou deliciada com a ideia, Isa! Obrigada pela organização de mais um bookbingo!
      Já sabes que também vou estar muito atenta aos teus vídeos e comentar sempre que possa!
      Sim, não te preocupes, quando o tiveres, avisa, para podermos combinar!
      Beijinhos, minha querida!

      Eliminar
  4. Olá Ana
    Quero muito ler Siddartha, Amores Secretos e A Biblioteca, fico à espera das tuas opiniões.
    Espero que corra bem este desafio :)
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Sarinha!
      Sim, acho que vai correr bem, mas o importante é que me surpreenda e divirta com as leituras! Essas 3 de que falas devem ser especiais! Depois conto tudo!
      Beijinhos e boas leituras para ti também!

      Eliminar
  5. Dos que listas, só li o diário de Anne Frank (há muitos anos, ainda andava no 5º ano...) e o Siddhartha, do qual confesso que não gostei - possivelmente um misto de tradução com altura em que o li, mas pareceu-me demasiado "seco" para a temática, não sei explicar.

    Um facto engraçado é que eu enquanto Ana Bárbara, quando tinha uns 4 anos e tinha aquela mania de que queria ter outro nome, queria ser Ana Carla :)

    Vou acompanhar todas as tuas leituras! Beijinhos :)

    ResponderEliminar
  6. Ui... tinhas muito bom gosto aos 4 anos, embora eu goste muito do teu nome! A "coincidência" de nomes é mais um sinal de que estamos destinadas a seguir-nos e darmos mimos uma à outra!
    Ainda não sei se vou reler o diário de Anne Frank, Tenho muita vontade de fazê-lo, mas a temática já vai ser abordada em outros livros que vou ler para a maratona e, por isso, só o lerei se não estiver cansada da 2GM e quiser fazer uma pausa. Quanto ao Siddhartha, confesso que lhe estou a resistir um pouco, porque se mexer muito com a filosofia e religião, vou torcer o nariz e não apreciar a leitura a cem por cento!... A ver vamos!
    Adoro ter-te desse lado! Beijinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claramente destinadas :)
      Percebo isso - é um tema pesado. A minha resistência ao Siddhartha deveu-se precisamente à abordagem religiosa-filosófica-teológica-espiritual do livro. Há alguns que aprecio nessa vertente (o Brideshead Revisited, por exemplo, é dos meus livros favoritos de sempre, e centra-se na religião católica), mas este... não consegui!
      Beijinhos!

      Eliminar
    2. Pois... bem desconfiava que o Siddhartha não seria para mim... Sempre senti uma espécie de urticária face à obra, mas estava disposta a dar-lhe uma oportunidade. Agora, já sei que não o vou fazer, porque não quero repetir a experiência que tive com o do João Tordo. Vou apontar O reviver o passado em Brideshead!
      Beijinhos!!

      Eliminar