Arrugas, de Paco Roca



Ficha técnica
TítuloArrugas (Rugas em português)
Autor – Paco Roca
Editora – Astiberri Ediciones
Páginas – 104
Datas de leitura – 18 a 19 de agosto de 2018

Opinião
Quem me conhece há mais tempo (há bem mais tempo) sabe que sempre fui uma rapariga mais de letras do que de imagens, ou seja, nos meus anos de criancinha e de teenager, enquanto os meus colegas e amigos deitavam mais rapidamente a mão a um livrinho de banda desenhada, moi même torcia o nariz a essas escolhas e aproximava-me das obras onde reinava muito mais a palavra que o desenho. Por isso, é compreensível, clarinho como a água, que tenha chegado aos meus queridos 43 aninhos sem nunca ter lido uma graphic novel.
Quem me segue aqui há mais tempo também está a par das minhas movimentações na blogosfera (e agora nos mundos dos youtubes) e já se deve ter dado conta de que tenho um carinho muito especial pelo Jardim de mil histórias, da blogger e youtuber Isaura Pereira. Foi lá, no seu cantinho ajardinado, que descobri o amor que a Isa sente pelo espanhol Paco Roca e pelas suas graphic novels, especialmente as que já moram na minha estante – Rugas/Arrugas e A casa. Ora, não estava nos meus planos de leituras cronológicas ler nenhuma das duas nos próximos tempos, mas férias fora de casa e uma leitura abandonada não me deram outra alternativa que não tivesse sido a de agarrar numa das últimas aquisições (que havia feito nessas férias fora de casa) e colmatar o pesadelo em que me havia metido – não ter mais nada para ler, exceto uma dessas três aquisições. Decidi de imediato que leria o Arrugas (na sua versão original, em espanhol) e assim preencheria a categoria do Bookbingo deixada para trás com a leitura anteriormente abandonada ao mesmo tempo que satisfazia a curiosidade que me acompanhava desde que fiquei contagiada pela opinião da Isa.
Arrugas é uma graphic novel muito curtinha e lê-se em menos de uma hora. Porém, como era a minha estreia neste género, quis prolongá-la, quis desfrutá-la, quis prestar tanta atenção às falas, ao texto, como às imagens, aos desenhos. E esse refreio foi muito compensador, pois permitiu-me entrar neste mundo que combina e equilibra a imagem com a palavra de forma mais intensa, mais completa.
 Emilio sofre de Alzheimer, mas ainda não tem consciência disso. As suas confusões, os seus esquecimentos estão a tornar-se insuportáveis para o seu filho e este resolve “interná-lo” num lar de terceira idade. Será neste local (que nos é pintado como um lugar onde se despejam os entes queridos seniores, a quem se visita quando o peso na consciência o determina, como na época do Natal) que conheceremos outros velhotes que aí estão por diversas razões, como a doce e divertida Antónia, sempre com a resposta na ponta da língua, Modesto e Dolores, um casal que me enterneceu até à alma e me fez acreditar ainda mais num amor ilimitado, e Miguel, um velhote safado, chico-esperto, mas que me conquistou irremediavelmente à medida que crescia e se estreitava a amizade que o uniu desde o início a Emilio.
Quando concluí a leitura (com os olhos marejados de lágrimas) pensei na Isa e agradeci-lhe do fundo do coração o ter-me feito descobrir esta pequena obra, que, com “meia dúzia” de falas e uns rabiscos (maravilhosos, assertivos), me absorveu e mexeu com todas as fibrinhas do meu corpo como normalmente o faz uma obra com páginas e páginas cobertas de letras. Sou muito sensível a tudo que aborde a designada terceira idade, tenho umas saudades que ainda doem como o caraças dos meus avós maternos e admito que entro em qualquer leitura que trate do tema “idosos” com o coração apertadinho, mas nem todas me tocam com a mesma intensidade. O Arrugas entrou e ficou. Ficou de uma forma muito especial – dorida, sofredora e doce – porque as suas temáticas assim o determinam – a doença de que tenho mais medo, a questão dos lares de terceira idade como local de despejo e abandono, a orfandade dos velhotes, tudo isto abraçado a sentimentos de puro amor e pura amizade. Que mais poderia querer eu de uma leitura?
A minha estreia no mundo das graphic novels foi, como podem constatar, a melhor que poderia ter tido. Resta-me agradecer de novo à Isa e recomendar-vos, pedir-vos encarecidamente que leiam e conheçam esta obra para que ela chegue ao coração do maior número de leitores possível. Infelizmente, a versão portuguesa está esgotada, mas tentem encontrá-la nas bibliotecas da vossa zona, em alfarrabistas ou então comprem a versão original – não é preciso um domínio muito grande do espanhol para lê-la. LEIAM-NA!

NOTA – 10/10

Esta foi a décima primeira leitura que fiz para a maratona literária Bookbingo – Leituras ao sol 2 – e foi para a categoria Livro com apenas uma palavra no título.

Sinopse
Emilio, un antiguo ejecutivo bancario, es internado en una residencia de ancianos por su familia tras sufrir una nueva crisis de Alzheimer. Allí, aprende a convivir con sus nuevos compañeros –cada uno con un cuadro “clínico” y un carácter bien distintos – y los cuidadores que les atienden. Emilio se adentra en una rutina diaria de cadencia morosa con horarios prefijados –la toma de los medicamentos, la siesta, las comidas, la gimnasia, la vuelta a la cama…– y en su pulso con la enfermedad para intentar mantener la memoria y evitar ser trasladado a la última planta, la de los impedidos, cuenta con la ayuda de Miguel, su compañero de habitación…

4 comentários:

  1. O Rugas faz parte da terapia que impus a mim própria de ler sobre velhotes, lares e demência, depois de uma fase em que só queria distância desses temas, por me serem demasiado próximos. Sempre li alguma BD e de graphic novels li aquelas que creio que são mais famosas, Maus e Presépolis, mas sem dúvida de que gostei mais do Paco Roca e tenciono ler mais dele.
    Paula

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma leitura agridoce, que mexe muito connosco e ainda mais quando os temos nos tocam de maneira mais próxima! Quero continuar a ler graphic novels para além das de Paco Roca e anoto as tuas sugestões, que já havia visto por aí!
      Beijos!

      Eliminar
  2. Olá querida Ana,
    Eu sabia que ias gostar. É maravilhoso! Fico mesmo feliz por teres gostado.
    Podes fazer opinião no canal 😊
    Um beijinho e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tudo graças a ti! Obrigada!!!
      Uma opinião resumidinha já cá canta no canal, como bem sabes!
      Beijinhos e leituras saborosas, como esta!

      Eliminar