As flores perdidas de Alice Hart, de Holly Ringland



Ficha técnica
TítuloAs Flores perdidas de Alice Hart
Autora – Holly Ringland
Editora – Porto Editora
Páginas – 398
Datas de leitura – de 16 a 23 de novembro de 2018

Opinião
Há leituras que são um bálsamo, que nos agasalham nestes dias ventoso, frios e chuvosos. Há leituras que nos salvam um mês que, até ao momento, estava a ser mediano e frouxo. Há leituras que nos presenteiam com uma narrativa poderosa, que deambula por espaços inebriantes e inesquecíveis. Há leituras que nos apresentam personagens feridas, quebradas, sovadas pelos mais próximos e pela vida e que, mesmo assim, não vergam, tentam a todo o custo sobreviver, reerguer-se e encontrar o seu lugar, o seu cantinho. As flores perdidas de Alice Hart foi uma dessas leituras e só isso chegaria para que eu a recomendasse sem qualquer reserva.
Contudo, penso que uma obra com esta carga emotiva, com uma capa belíssima e que é acompanhada por ilustrações não menos belas no seu interior, com uma mensagem tão forte e tão importante merece que se fale dela com mais detalhe e mais cuidado.
Este primeiro romance da autora Holly Ringland chegou até mim como muitos outros chegam – através da passagem da mensagem, através da partilha de opiniões entre bloggers e booktubers. O pouco que li e ouvi da obra serviu para me aguçar a curiosidade e o interesse e para querer lê-la o mais rápido possível. Decidi arriscar um contacto com a Porto Editora e, para gáudio meu, poucos dias depois As flores aterraram na minha caixa de correio. Recebi-as no dia 14 de novembro e iniciei a sua leitura dois dias depois. Morou nas minhas mãos exatamente uma semana, mas ficará comigo, na minha lembrança, muito mais tempo do que meramente sete ou oito dias.
Não é uma leitura de fácil digestão, porque aborda temas dolorosos e que me levaram frequentemente às lágrimas. Mas é uma leitura que se cola a nós e da qual não queremos despegar-nos, por muito que sintamos o estômago a ser esmurrado, por muito que nos arrepiemos de angústia, dor, revolta, compaixão e outros sentimentos mais obscuros. Adotei a protagonista desde a primeira página, senti-a como se fosse alguém muito próximo a mim e a quem queria proteger a todo o custo. É impossível ficarmos indiferentes à Alice, ao seu corpinho franzino, ao seu amor desmesurado pelos cães a quem recorre para amar e ser amada, ao seu fascínio pelos livros infantis e pelas fábulas e ao seu crescimento rodeado de dor, de sofrimento, de perguntas não respondidas, de uma vontade avassaladora de ser amada e de, acima de tudo, encontrar-se a si mesma e ao seu lugar no mundo.
Contudo, As flores perdidas de Alice Hart não se fica apenas pela história esmagadoramente emotiva da sua protagonista. Está povoada de outras mulheres também elas inesquecíveis à sua maneira, de uma linguagem ligada de forma umbilical às flores e à sua correspondente simbologia e de espaços que, emboras fictícios, nos transportam para as paisagens multifacetadas de um país que sempre me fascinou e me vai fascinar – a gigante ilha da Austrália. Desde espaços marítimos até ao magnetismo do deserto, que mesmo agora, com a leitura encerrada, me chegam à memória com um simples fechar de olhos. E se a isto aliarmos o desconcertante facto de esta ter sido apenas a primeira obra que Holly Ringland escreveu, então têm que me dar razão absoluta quando eu afirmo que todos aqueles que se pelam por encontrar uma narrativa muito bem construída, que nos agarra do princípio ao fim, que nos oferece uma protagonista rodeada de silêncios sofridos e de um desejo infinito de respostas e de pertença, que nos faz viajar por espaços mágicos, onde a natureza cria uma relação simbiótica com as personagens, TÊM que dar uma oportunidade a esta obra, porque não se arrependerão!
Creio que já disse tudo. Prefiro não me alongar mais e assim não estragar a vossa leitura. Eu tão-pouco li e vi muitos textos e vídeos sobre estas Flores, pois queria saboreá-las sem saber muito daquilo que elas me iriam reservar. E foi a decisão mais acertada, acreditem!
Antes de terminar e continuando a ser o mais sincera possível, aponto apenas aquilo que me impede de dar a pontuação máxima à leitura – senti, mesmo sabendo que a vida é composta de ciclos, que a última experiência amorosa de Alice era, de alguma forma, desnecessária…
Concluo (agora sim) agradecendo, e muito, a gentileza e celeridade com que a Porto Editora me enviou a obra em troca da sua leitura e correspondente opinião.

NOTA – 9,5/10

Sinopse
Um romance sobre as histórias que deixamos por contar e sobre as que contamos a nós próprios para sobrevivermos.
Alice tem nove anos e vive num local isolado, idílico, entre o mar e os canaviais, onde as flores encantadas da mãe e as suas mensagens secretas a protegem dos monstros que vivem dentro do pai.
Quando uma enorme tragédia muda a sua vida irrevogavelmente, Alice vai viver com a avó numa quinta de cultivo de flores que é também um refúgio para mulheres sozinhas ou destroçadas pela vida. Ali, Alice passa a usar a linguagem das flores para dizer o que é demasiado difícil transmitir por palavras.
À medida que o tempo passa, os terríveis segredos da família, uma traição avassaladora e um homem que afinal não é quem parecia ser, fazem Alice perceber que algumas histórias são demasiado complexas para serem contadas através das flores. E para conquistar a liberdade que tanto deseja, Alice terá de encontrar coragem para ser a verdadeira e única dona da história mais poderosa de todas: a sua.

3 comentários:

  1. Caros leitores,
    convidamos-vos a ler o capítulo 2 do nosso conto escrito a várias mãos "Ecos de Mentes", que esta semana nos chegou pela mão da Luísa Vaz Tavares, interpretando Gabriel.

    Sempre com o mesmo carinho por vós
    saudações literárias!

    ResponderEliminar
  2. Gostei muito da crítica ao livro. Continuação de boas leituras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Joaquim! As suas palavras são sempre tão bem-vindas! Continuação de leituras saborosas para si também!

      Eliminar