Balanço mensal - livros lidos em outubro



Tal como tem sido habitual, em outubro li seis livros – duas releituras e quatro leituras.
Abri o mês terminando a primeira releitura do meu projeto – Uma releitura por mês. Havia começado Malena es un nombre de tango, da minha Almudena no final de setembro e terminei-a nos primeiros dias do mês seguinte. Foi a forma perfeita de arrancar o projeto das releituras e pontuei-a com a nota máxima.
A seguir, peguei na desilusão do mês e abandonei O livro, de Zoran Zivkovic. Posteriormente, li Corações de Pedra, de Simon Scarrow e senti-me defraudada, já que não fui capaz de me ligar com as personagens nem com o estilo do autor. Dai apenas ter-lhe dado 05/10.
As duas obras que se lhe seguiram vieram da biblioteca da terrinha e foram duas recomendações provenientes do Booktube. Refiro-me à obra A contador de filmes, de Hernán Rivera Letelier e a Meio sol amarelo, de Chimamanda Ngozi Adichie. Gostei imenso das duas e dei-lhes a mesma pontuação – 09/10.
Dei continuação ao projeto das releituras com a obra do meu Saramago – O homem duplicado. Foi um reencontro maravilhoso que culminou num final sublime e inesperado e numa nota perto da perfeição – 09/10.
Terminei o mês lendo outra obra da Segunda Guerra Mundial – Dile a Marie que la quiero, de Jacinto Rey. Infelizmente, não me cativou, achei o estilo do autor muito seco e superficial e isso fez com que não penetrasse na narrativa nem ganhasse empatia com a maior parte das personagens. Dei-lhe apenas 06/10.
Outubro foi assim um mês muito heterogéneo, com leituras excelentes e outras medianas. E vocês, que leram? Contem-me tudo.
Deixo-vos, como é habitual, os links para acederem à opinião completa das obras lidas em outubro:
§  Malena es un nombre de tango, de Almudena Grandes
§  Corações de pedra, de Simon Scarrow
§  A contador de filmes, de Hernán Rivera Letelier
§  Meio sol amarelo, de Chimamanda Ngozi Adichie
§  O homem duplicado, de José Saramago
§  Dile a Marie que la quiero, de Jacinto Rey.

Por fim, para aqueles que estejam interessados, deixo o balanço em vídeo.




8 comentários:

  1. Este mês, os livros mais fortes que li foram Myra da Maria Velho da Costa e A Purga da Sofi Oksanen.
    O primeiro não se compara a nada que eu tenha lido antes, com as palavras mais caras que alguma vez vi, mas se algum dia passares por ele na biblioteca, dá uma vista de olhos.
    Já A Purga aconselho-te vivamente. Nunca tinha lido nada passado na Estónia, por isso, achei fascinante um país ali ensaduichado entre a Alemanha e a Rússia na Segunda Guerra e tudo o que isso acarretou para a população, tudo contado com saltos temporais entre passado e presente. Potentíssimo!
    Uma boa semana!
    Paula

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Infelizmente, a tua primeira sugestão não mora na minha biblioteca, mas a segunda, sim!!! Além disso, já deixei cair o título em conversa para ver se cai cá em casa no Natal! Se não cair, trago-o da biblioteca, pois fiquei muitíssimo interessada!
      Obrigada, Paulinha, por me acompanhares nos dois lados!
      Beijinhos e uma boa semana para ti também!

      Eliminar
  2. Que Novembro te traga leituras mais homogéneas - todas elas maravilhosas! Zoran Zivkovic claramente não é um autor para ti :) Tenho de ler a Almudena, e a Chimamanda! Beijinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Infelizmente não está a trazer - tudo medianinho e até já desisti dum... Mas ainda não perdi a esperança!! Não preciso de dizer que sim, que essas duas mulheres estão à tua espera!
      Beijinhos!!!

      Eliminar
    2. Bolas! :( que melhores leituras te aguardem! :) beijinhos!

      Eliminar
    3. Obrigada, Bárbara! Suspeito que sim, que virão!
      Beijos!

      Eliminar
  3. Olá Ana, do Sabor dos meus livros :)
    O "O último livro" do Zoran Zivkovic também me desiludiu um pouco. Dele gostei dos contos do livro "A biblioteca". Os outros que li era muito previsíveis. Lembro-me que na altura achei-os perfeitos para miúdos. Livros sobre livros. Li-os quando o autor cá esteve e tivemos a sorte de estar à conversa com ele.
    Chimamanda é sempre bom mas o Meio-Sol Amarelo é, para mim, o melhor dela.
    Boas leituras
    Pat

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Patrícia, e sê muito bem-vinda!
      Eu também gostei de alguns contos de "A biblioteca", mas nem todos me deslumbraram, bem pelo contrário...
      Só conheci a Chimamanda com este livro, mas quero ler mais dela e vou fazê-lo, já que a minha biblioteca tem outros livros seus.
      Beijinhos, volta sempre e desfruta de leituras muito saborosas!

      Eliminar