Bicicleta à chuva, de Margarida Fonseca Santos



Ficha técnica
TítuloBicicleta à chuva
Autora – Margarida Fonseca Santos
Editora – Booksmile
Páginas – 128
Datas de leitura – 21 a 22 de junho de 2018

Opinião
Partilho com a Isa do blogue e canal Jardim de mil histórias o gosto pela leitura infanto-juvenil e, após ter visto o vídeo em que ela fez o balanço das suas leituras de abril (consultem-no aqui), no qual recomendou as obras de Margarida Fonseca Santos, dei um saltinho ao site da biblioteca municipal e comprovei que, apesar de não terem o livro referenciado pela Isa, tinha muitos outros da autora. Decidi-me por aquele com que mais me identifiquei como mãe e como educadora.
Bicicleta à chuva oferece-nos uma narrativa bipartida, protagonizada por dois adolescentes. Jaime é um miúdo proveniente de uma família estruturada. É gordinho, tem dois grandes amigos e desenha muito bem. Tão bem que o seu professor de EV o incentiva a participar num concurso patrocinado pela junta de freguesia local e que premiará o logótipo mais criativo. Contudo, nem tudo corre bem na vida de Jaime. Todos os dias, no regresso a casa, tem que sofrer calado as agressões verbais e físicas de três membros de um gangue que se apelida de Os Alcaides. O líder dos agressores é Valdomiro, um jovem que repete na rua aquilo que presenceia em casa, ou seja, a violência que o pai inflige na mãe e no próprio Valdomiro.
Para além dos protagonistas, há outras personagens a destacar, que trazem colorido e verosimilhança a uma trama que pouco traz de novo – sobretudo para um adulto –, mas que está muito bem construída, que não nos presenteia com personagens unidimensionais e que se encaminha para um final simples, algo previsível (como é habitual na literatura dirigida aos mais novos), mas que nos deixa com um sabor muito doce na alma.
A literatura juvenil é, para mim, isso mesmo, o sabor doce que que me deixa, a linguagem simples, direta, adequada ao seu público-alvo e os temas atuais, como o do bullying, que vai explorando e levando a quem mais precisa de os ver tratados. Desta vez não fiz a leitura em conjunto com o filhote, porque a obra, sendo da biblioteca, não deve ficar cá em casa muito tempo, mas espero um dia partilhá-la com ele (talvez quando o D. tenha terminado de devorar os “Bananas” e os “Tom Gates”) e falar-lhe, através das palavras de uma história que me agradou muito, de um problema que abunda na realidade das crianças, dos adolescentes, dos jovens, de todos nós.
Agradeço-te muito, querida Isa, a sugestão e vou continuar a querer ler mais obras juvenis (e não só) de Margarida Fonseca Santos.
Para já, recomendo esta, sem distinção, a miúdos e graúdos.

NOTA – 08/10

Sinopse
Crescer é um desafio enorme. Mas às vezes é difícil decidir que caminho devemos seguir. A Escolha É Minha é uma coleção sobre as opções que tens de tomar todos os dias com histórias de vida contadas por jovens como tu. Esta história, Bicicleta à Chuva, podia bem ser a tua ou quem sabe a de alguém que conheces.
O Jaime carrega um enorme segredo: um grupo de rufias, os Alcaides, toma conta da sua vida de muitas maneiras, deixando--lhe o corpo e a mente com marcas difíceis de apagar.

2 comentários:

  1. Olá querida Ana,
    Tão bom partilharmos esse gosto. Esse ainda não li. Mas agora quero muito 😍
    Um beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 😍😍😍😍😍 São leituras que me enchem a alma e esta não foi excepção! Venham mais, por favor!
      Beijinhos, querida!

      Eliminar