Balanço mensal - livros lidos e adquiridos/recebidos em junho



Há dois anos que junho está indiscutivelmente associado à Feira do Livro de Lisboa. Os novos habitantes que chegaram cá a casa durante este mês foram todos (à exceção de um) adquiridos nesse certame literário que dá vida ao Parque Eduardo VII. Disso dei conhecimento na publicação que podem encontrar aqui.
Porém, não foram apenas os novos habitantes que provieram da FLL, já que metade das leituras de junho coincidem com as obras que adquiri o ano passado nas bancas da Feira. Refiro-me a Os olhos de Tirésias, O deslumbre de Cecilia Fluss e a Morrer sozinho em Berlim. As outras três vieram de uma oferta de parceria e da biblioteca da terrinha.
Junho iniciou-se com Elmet, de Fiona Mozley, uma leitura estranha, densa, enigmática, mas que nos prende do princípio ao fim. É a obra de estreia da autora, mas ninguém o diria, tal a maturidade e “know-how” que a Fiona Mozley demonstra na construção das personagens, da trama e sobretudo numa escrita sensorial e riquíssima em descrições extremamente visuais. Gostei mesmo muito e atribuí-lhe a nota de 09/10.
Os olhos de Tirésias, de Cristina Drios, foi a primeira leitura que fiz das obras que vieram comigo há um ano atrás de Lisboa. Permitiu-me entrar nas letras desta autora que ainda não conhecia e gostei tanto que quero ler mais do que ela escreveu. Deliciei-me com o seu estilo repleto de criatividade, originalidade, muito primoroso e com personagens redondas e que nos conquistam. Recomendadíssimo! Nota – 09/10!
Para fazer uma pausa em leituras mais complexas trouxe duas obras da biblioteca da terrinha. Uma delas foi A princesa de gelo, de Camilla Lackberg, considerada a Agatha Christie dos países nórdicos. Não tenho muita experiência em leituras policiais, mas, mesmo assim, não considero que esta obra que abre uma saga que creio estar associada à vilazinha onde decorre a ação de A princesa de gelo, seja uma obra-prima do género. Proporcionou-me uma leitura agradável, encobriu bem a identidade do assassino, mas achei os protagonistas um pouco frouxos e desenxabidos. Por essa razão, não atribuí a esta leitura mais do que um 07/10. Contudo, não ponho de parte voltar a ler obras da autora, ainda para mais sabendo que possa encontrar algumas delas na biblioteca.
Da feira do livro do ano transato veio – autografadinho e tudo – o livro que encerra a trilogia que João Tordo iniciou com O luto de Elias Gro. Não é novidade para ninguém que me acompanha que nutro um especial carinho por este autor português e que o considero um dos melhores escritores lusos contemporâneos. Porém, a escrita de João Tordo ultimamente tem estado entrelaçada com a filosofia e a religião e isso aborrece-me bastante. Foi assim que me senti na primeira parte de O deslumbre de Cecilia Fluss e só não acho que a leitura da obra foi dececionante porque Tordo escreve maravilhosamente bem e porque as segunda e terceira partes salvam e fazem esquecer o aborrecimento que me fez bufar e revirar os olhos na parte inicial do livro. Dei-lhe 08/10.
Voltei a fazer um intervalo entre leituras mais densas e li um livrinho juvenil da autora Margarida Fonseca Santos. Bicicleta à chuva devora-se em pouco tempo, possui uma trama simples, mas muito atual e com uma mensagem importante para miúdos e graúdos. Gostei muito e quero ler mais do que a autora escreve para os mais jovens. Atribuí-lhe 08/10.
O mês terminou de forma portentosa, com mais uma leitura proveniente da FLL do ano passado. Morrer sozinho em Berlim é uma obra magistral, com personagens inesquecíveis e de certeza absoluta que será uma das melhores leituras de 2018, merecedora da nota máxima! Rogo a todas que a leiam!

Para além das compras da FLL deste ano, junho engordou a estante com mais uma generosa oferta da editora Clube do Autor. Chama-me pelo teu nome, de André Aciman, que já deu origem ao filme homónimo, promete uma leitura aclamada pela crítica, repleta de paixão, amor, pormenores sensuais e beleza. Estou curiosíssima e quero mesmo lê-lo em breve!

Deixo-vos, como é habitual, os links para acederem à opinião completa das obras lidas em junho:

§  Elmet, de Fiona Mozley
§  Os olhos de Tirésias, de Cristina Drios
§  A princesa de gelo, de Camilla Lackberg
§  O deslumbre de Cecilia Fluss, de João Tordo
§  Bicicleta à chuva, de Margarida Fonseca Santos
§  Morrer sozinho em Berlim, de Hans Fallada


Seis obras lidas e nove novos habitante. Junho foi um mês muito proveitoso, não acham? E vocês, que leram e que compraram? Contem-me tudo nos comentários, por favor!

6 comentários:

  1. Leituras variadas, como sempre. Também faço combinações parecidas: novidades misturadas com clássicos, portugueses misturados com estrangeiros.
    Chama-me pelo Teu Nome não é para mim, larguei-o a 1/4 ou menos, mas eu acho que tu vais gostar. Aliás, em junho acho que bati o recorde de livros abandonados! A ver se as leituras conjuntas me metem na linha! :-)
    No fim de Junho houve uma feira de alfarrabistas ao fundo da minha rua, por isso, podes deduzir o que aconteceu...;-) Afinal ainda cabia uma estante de canto atrás da porta. Ah! Ah!
    Paula

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou realmente em pulgas para pegar no Chama-me pelo teu nome. Não sei se será uma leitura para levar até ao fim, quero muito que seja, mas de certeza que será a próxima! Depois dir-me-ás por que é que o abandonaste. E quais foram os outros que foram para a pilha dos abandonados? Algum deles que me aconselhes a não pegar?
      Ahahaha, até o cantinho mais pequeno da casa está à nossa espera para o enchermos com livros! São a desculpa ideal para carregarmos mais uns para dentro das nossas paredes! Venham eles!

      Eliminar
    2. Acredito que sim, que vais terminá-lo numa abrir e fechar de olhos. É pura falta de empatia minha, nada mais. Eu recomendo os livros que adoro, mas sou incapaz de dissuadir alguém de ler algo que não me agrade, porque eu sou muito esquisitinha.
      Larguei o Fuks. Ups! Achei-o muito seco. Talvez lhe dê uma segunda hipótese se gostares muito quando o leres.
      E larguei outro que toda a gente adora, Pequenos Fogos em Todo o Lado, da Celeste Ng. E O que Perdemos, da Zinzi Clemmons. E uns quantos em inglês. Esquisitinha, pois...
      Bom fim de semana!

      Eliminar
    3. De esquisitices e manias percebo eu! Com que então largaste o do Fuks??? Caramba, nem sei o que dizer... Já vou baixar as expectativas! Mas não me vou esquecer da "promessa" de uma nova oportunidade se ele me prender ;)
      Já ouvi falar muito desse dos Pequenos Fogos, mas não me atraem muito as histórias das so called perfect American families.... O outro que mencionas não conheço, mas vou ver se descubro de que trata.
      Bom, o teu Junho não foi lá muito produtivo, mas, pelo menos, Julho já te ofereceu uma bela recompensa ;)
      Bom fim de semana!

      Eliminar
  2. As minhas compras de Junho foram grande parte das que pudeste ver no gigante post da Feira do Livro :) de leituras também foi proveitoso, embora sinta que não tanto quanto o teu!
    Também tenho o do André Aciman por ler, comprei ainda em Abril :) adorei o filme e queria ler o livro há anos! Beijinhos :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O do André vou pegar-lhe quando terminar o livro que estou a ler! Estou em pulgas, mas até tenho medo das minhas expectativas gigantescas! Todos me dizem que devo complementar a leitura com o filme!
      Beijinhos e bom fim de semana!

      Eliminar