O deslumbre de Cecilia Fluss, de João Tordo



Ficha técnica
TítuloO deslumbre de Cecilia Fluss
Autor – João Tordo
Editora – Companhia das Letras
Páginas – 336
Datas de leitura – 16 a 21 de junho de 2018

Opinião
Tenho sete livros de João Tordo nas estantes. O deslumbre de Cecilia Fluss foi o último que li. Com ele encerrei a trilogia à qual pertencem O luto de Elias Gro e O paraíso segundo Lars D. Desses sete que tenho e que já li, continuo a preferir de longe A biografia involuntária dos amantes, embora também recomende Três vidas (o primeiro que li do autor e com o qual ele ganhou o Prémio José Saramago) e O luto de Elias Gro. Aos restantes não pretendo voltar, porque não me satisfizeram e não me preencheram como desejava que me preenchessem.
Após a pequena desilusão que foi a leitura de O paraíso segundo Lars D., compreendem que estivesse algo receosa ao tirar da estante o seu sucessor e aquele que fecharia a trilogia. Tinha plena consciência de que iria mergulhar numa narrativa desoladora, triste, deprimente, com personagens desamparadas, desgarradas, carentes e talvez incompreendidas pelos outros e por si mesmas. Tinha igualmente plena consciência de que a escrita do autor não me defraudaria, porque João Tordo escreve maravilhosamente bem, oferece-nos inúmeras passagens que apetece sublinhar, destacar e assinalar, provas mais do que evidentes de que a sua escrita está cada vez melhor, refinada e madura. Contudo, o receio e a desconfiança não me largavam e senti que havia razões para a sua existência à medida que penetrava na narrativa e bufava de algum descontentamento e frustração perante páginas e páginas centradas em Matias, um adolescente obcecado pelos prazeres carnais que vai descobrindo em sessões diárias de masturbação e pelos ensinamentos budistas, aos quais tem acesso através do seu professor de História.
Tenho que admitir que nunca “engracei” com a filosofia nem com religião disfarçada de filosofia. Se tropeço em passagens, em textos ou em obras onde abundem referências filosóficas, religiosas ou dos chamados ensinamentos de vida começo logo a revirar os olhos, a bufar e não perco muito tempo em partir para outra leitura. No caso de O deslumbre de Cecilia Fluss, obriguei-me a fazer um esforço, a controlar a ânsia de passar páginas e de contar as que faltavam para terminar a primeira parte da narrativa e iniciar a segunda que esperava e pedia que fosse diferente. E o esforço resultou, pois as partes dois e três são incrivelmente melhores e elevaram para fasquias bem mais apetitosas uma leitura que me estava a deixar ainda mais deprimida que as personagens que a habitam.
Matias Fluss vive com a mãe e a irmã mais velha, Cecilia Fluss. É sobrinho de Elias (o mesmo do livro que inicia a trilogia) e toda a sua família é estranha. Ele é introvertido e obcecado por coisas tão díspares como o sexo e a religião budista, a mãe é uma mulher que, estando presente em casa, parece estar ausente, pouco ou nada diz ou faz e comporta-se de forma displicente face às escapadelas frequentes da filha e aos seus hábitos pouco saudáveis. Cecilia raramente põe os pés na escola, bebe, fuma e passa horas e horas fora de casa com um suposto namorado mais velho do que ela. Por sua vez, Elias vive no meio do bosque, numa cabana decrépita e na companhia de dois cães, com os nomes curiosíssimos de “Vivo” e “Morto” e é o único da família a quem está diagnosticada demência. Tudo isto vamos sabendo na parte que arranca a obra, narrada pelo próprio Matias e que se intercala com passagens menos assíduas da sua vida enquanto adulto.
Nas partes que se lhe seguem a narrativa salta para o presente e é aí que vamos começar a ter respostas, os fios soltos ao longo desta obra e da trilogia começam a juntar-se e a teia compõe-se nas páginas finais, onde tomamos conhecimento do que, por exemplo, aconteceu a Cecilia, o que motivou o seu deslumbre e por que razão Elias Gro, na obra homónima, se mudou para uma ilha e o que esteve por detrás do seu luto. O círculo fecha-se e a leitura encerra, pelo menos para mim, com mais claridade e menos “treta” religiosa (perdoem-me quem for admirador ou professo do Budismo) que apenas emperrou um texto que, na minha opinião (e reitero – na minha opinião), se tornaria menos enfadonho se fosse apenas composto pelas partes dois e três.
Talvez esteja a transmitir, com aquilo que escrevi até aqui, uma ideia algo exagerada (vejam lá como fico quando tenho que “lidar” com assuntos filosóficos ou religiosos que nada trazem para a minha vida…). A obra tem passagens lindíssimas, as referidas partes dois e três são muito boas, adorei a versão adulta, solitário, meditabunda e deprimida do Matias, senti-me muito pertinho dele e nada espantada ou defraudada com as suas escolhas. Adorei a personagem feminina que protagoniza a parte três e adorei regressar ao ponto de partida, ao início da trilogia. Foram essas 130, 135 páginas que redimiram a leitura, pois, apesar de constituírem menos de metade do livro, chegam, são suficientes para sentir-me bem e realizada no final de uma trilogia que abre com um livro muito bom, que segue com outro mediano e que fecha com outro ligeiramente melhor do que o seu antecessor.
Neste momento, falta-me apenas um livro de João Tordo na estante – Ensina-me a voar sobre os telhados. Não estava com muita vontade de o comprar nos próximos tempos, mas, após ter visto um vídeo da Dora no booktube (deixo aqui o link), já mudei de opinião e quero-o. Muito.

NOTA – 08/10

Sinopse
No final desta «trilogia dos lugares sem nome», iniciada com O luto de Elias Gro, João Tordo explora, através de personagens únicas e universais, numa geografia singular, os temas da memória e do afecto, do amor e da desolação, da vida terrena e espiritual, procurando aquilo que com mais força nos liga aos outros e a nós próprios.

7 comentários:

  1. Tenho muita curiosidade acerca deste autor, como sabes, e tinha especial curiosidade acerca da trilogia - mas toda a conversa do budismo também não me apela por aí além... hei de começar, eventualmente, pelos outros que dizes serem teus favoritos :) grande beijinho!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, se fores "alérgica" como eu aos budismos e filosofias, mais vale pegares nos mais antigos do Tordo! Beijinhos, querida!

      Eliminar
  2. Tenho mesmo que ler mais algum livro do João Tordo. Principalmente os da trilogia.
    Já li dois e não me fascinaram. Mas vou dar-lhe outra oportunidade.
    Um beijinho e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isa, sabendo como andas com as leituras neste momento, não te recomendo nada que pegues em obras do Tordo anytime soon! Dá-lhe outra oportunidade noutra altura! Vai por mim!
      Beijinhos!!!

      Eliminar
  3. Ai, filosofia, o meu calcanhar de Aquiles! Também não encaixa comigo, nem muita espiritualidade e religião, começo logo a ler na diagonal! Foi por isso que ainda não peguei num livr da tua TBR, o Sidharta.
    Sempre tive curiosidade com o João Tordo e até tenho o Bom Inverno, mas ainda não lhe peguei. Não sei porquê, sempre que folheio um livro novo dele na livraria, sinto que vou gostar da escrita.
    Paula

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Somos mesmo bookbuddies! Se houvesse ainda alguma dúvida, ela ficou aqui e agora dissipada ;) E já o disse na resposta a um comentário da Bárbara, que não vou pegar no Siddartha, porque não quero revirar os olhos em cada página que leia! Nããã, vou ler "Soledad" para a categoria em questão do Bookbingo!
      Quanto ao Tordo, considero-o um dos melhores autores contemporâneos, pois escreve lindamente, mas as suas últimas obras estão impregnadas de filosofia e isso entristece-me... Enfim...
      Beijinhos!

      Eliminar