O meu percurso como leitora


Usei quarto aniversário do blogue, que, por acaso, foi há quase um mês, no dia 24 de julho, para arriscar em algo diferente... Não sei se foi demasiado arriscado, se tenho algum jeito para isto (é óbvio que não, pois ainda estou a tremer por todo o lado), mas quando algo se mete na minha cabecinha, a minha determinação obriga-me a ir até ao fim, mesmo que me espalhe ao comprido... Deixo-vos o resultado dessa experiência. Espero que gostem e não se assustem com esta careta que fiz abraçada aos meus saudosos Cinco!
Obrigada, mais uma vez, por estarem desse lado e continuem por aí, OK? Não fujam 😜

Fico à espera do vosso feedback!

PS - tive que publicar o vídeo no Youtube porque o blogue não tem capacidade para suportar algo tão pesado.







16 comentários:

  1. Magnífico! Foi o primeiro vídeo de outros mais. Parabéns!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada! Espero que sim, que possa vir a fazer mais e tirar deles o mesmo prazer que tirei a fazer deste!
      E espero que continues a vê-los ;)

      Eliminar
  2. Querida Ana,
    Nem imaginas como fiquei feliz. Muitos parabéns pelo vídeo.
    Tens imenso jeito. Uma comunicadora como tu faz falta no booktube. Não tens hipótese 😉
    AMEI este teu vídeo. Mesmo!! Por favor continua!! 👏👏👏👏 e gostei de conhecer o teu percurso enquanto leitora.
    Um beijinho grande e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, minha querida! Deixaste-me muito babada com os teus elogios e, como já te disse noutro lado, tenho vontade de continuar, mas devagarinho, porque é algo um bocadinho assustador e entusiasmante ao mesmo tempo! Mas prometo que desistir não é uma opção 😉
      Beijinhos, muitos!!!

      Eliminar
  3. Partilho contigo Os Cinco e a obra da Condessa de Ségur, que adorava em criança. Já Saramago nunca me atraiu - só li o Memorial do Convento, para a escola, e não me seduziu... que recomendas? Gostava de tentar outro, já me disseram que esse não é o "ideal"... O Ensaio sobre a Cegueira? Já me recomendaram mais esse!

    Anotei a Mazzantini! Na Almudena ainda não peguei... oops!

    Gostei muito do vídeo e fico muito feliz que tenhas passado dos caderninhos para aqui :) muitos beijinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Bárbara, mesmo!
      Do Saramago, aconselho-te O ensaio sobre a cegueira. Foi esse que recomendei ao maridinho quando nos conhecemos e ele mostrou interesse em ler Saramago. Acho o "mais fácil" para entrar no mundo e na escrita do autor.
      Mazzantini é maravilhosa, dorida como poucas! Devo pegar em Almudena este mês (Setembro), porque quero reler algumas obras suas ;)
      Beijinhos e obrigada!

      Eliminar
    2. Anotadíssimo o Saramago! Talvez seja agora que pegue na Almudena :) Beijinhos!

      Eliminar
    3. Bora lá! Estou a fazer figas para que te delicies com ambos!

      Eliminar
  4. Apesar de ter comentado o vídeo no canal, queria só dizer-te duas coisas aqui, que é um sítio mais propício a comentários longos, acho eu.
    Primeira: quando comecei a ouvir-te, não dei pelo sotaque e achei: "Lá se vai o mito do pessoal do Norte, ela fala mais à alfacinha do que eu!" Depois, lá o detectei. So lovely!
    Segunda: tivemos um percurso literário bem parecido na infância, mas tenho menos livros dessa altura do que tu, porque como o dinheiro era contadinho, lia muito emprestado das minhas amigas. Agora, felizmente, tenho mais posses para os comprar porque, numa ironia do destino, já não tenho amigas que leiam, uma das razões porque gosto tanto destas "amizades virtuais" dos blogues e do Booktube. É uma solidão ler e não poder contar a ninguém!
    Beijinhos
    Paula

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ya, my northern accent is lovely, isn't it? ;) E sim, ele existe e, muitas vezes, bem carregadinho!
      Também não estou rodeada de muita gente que leia com a nossa regularidade. Tenho algumas colegas de trabalho que me vão pedindo recomendações e que, à minha custa, já vão lendo mais do que liam, mas amigas não virtuais e que lêem são pouquinhas... Por isso, também gosto muito destes cantinhos virtuais e quero mais e mais. Adoro que estejas aí e é mesmo bom podermos partilhar tudo o que quisermos sobre leituras!
      Beijinhos desta amiga virtual que te quer aí para sempre! Desculpa a lamechice, mas é verdade!
      Beijinhos!

      Eliminar
    2. Não desculpo nada, que às vezes temos mesmo de ser lamechas! Claro que sim, haja saudinha e Internet e continuará a amizade, virtual porque não é cara a cara, mas real porque simpatizamos mesmo uma com a outra.
      Beijinhos
      Paula

      Eliminar
  5. Tirei meia hora do meu tempo para ver o seu video. E o melhor que posso fazer à autora é deixar a minha SINCERA apreciação. Gostei, mas com reservas. Extenso em demasia. Aconselho focar-se no essencial e o essencial são os livros, ter um guião para evitar o gaguejar, e despedidas sem beijinhos...no telejornal também não os há.
    Tirando isso, excelente...e espero que continue!
    Aproveito para lhe pedir um favor ou lançar um desafio. Se fosse para uma ilha deserta, para além dos 3 livros referidos, indique mais 3 que levaria consigo. E já agora gostaria de saber se compra tudo o que consome ou também traz da biblioteca.
    Por fim, como eu compreendo bem a sua masoquista "tara" cronológica...benvinda ao clube.
    Obrigado, e agora sim...um beijinho de parabéns pela iniciativa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Joaquim e muito obrigada pelas críticas! Sei que os meus vídeos tendem a ser muito grandes, estou a tentar corrigir isso, mas sou uma tagarela e custa-me calar-me!
      Quanto ao ter um guião, também já o tentei usar, mas não correu bem, porque senti que não estava a ser espontânea e esse é um dos principais objectivos dos vídeos, diferenciar-me do que sou aqui, no blogue, quando escrevo e tenho tempo para reformular, apagar, acrescentar e criar um texto bem estruturado e coeso. Já as despedidas não as vou cortar, posso encolhê-las, mas tenho que as fazer!
      Para além dos 3 livros/autores que mencionei e sem olhar para as estantes, levaria um da Kate Morton, um do Mario Benedetti (Primavera con una esquina rota) e Biografia involuntária dos amantes, de João Tordo. Sei que me estou a esquecer de muitos tão ou mais importantes, mas foram os que me vieram à memória agora mesmo.
      Sou uma frequentadora muito assídua da minha biblioteca e leio por mês pelo menos um de lá.
      Que maravilha encontrar um "compincha" de leituras cronológicas!!!
      Obrigada e beijinhos!

      Eliminar
  6. Sim, Ana Lopes, esta coisa de ser do Norte (sou tripeiro) enche-nos de orgulho. Eu por cá ando, há 77 "primaveras", com o sotaque já um tanto delapidado, mas feliz por conversar com a "minha gente" sobre um dos temas que muito gosto: livros. Vejo-a e leio as suas críticas literárias com a atenção que merece ainda que, nem sempre e felizmente para ambos, estejamos de acordo. Quero pedir-lhe para continuar com os seus vídeos porque me enternecem e complementam a análise escrita que faz das suas leituras. Um enorme bem haja.
    Armando Sousa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ena, que bom ter mais um "tripeiro" desse lado!! E sim, tenho um orgulho imenso em ser destas bandas nortenhas, do nosso sotaque e de muitas outras coisas boas que possuímos!
      Muito obrigada pelo alento que me dá! Não é muito fácil conciliar a vida com dois cantinhos literários, mas ambos me dão tanto prazer que não me vejo sem eles, de maneira nenhuma! E quando, ainda por cima, recebo miminhos como os seus, mais vontade tenho de continuar!
      Beijinhos com muita amizade literária!

      Eliminar