O caderno de Maya, de Isabel Allende

Quinta-feira, 10 de maio de 2012



Sinopse
Um passado que a perseguia. Um futuro ainda por construir. E um caderno para escrever toda uma vida.
"Sou Maya Vidal, dezanove anos, sexo feminino, solteira, sem namorado por falta de oportunidade e não por esquisitice, nascida em Berkeley, Califórnia, com passaporte americano, temporariamente refugiada numa ilha no sul do mundo. Chamaram-me Maya porque a minha Nini adora a Índia e não ocorreu outro nome aos meus pais, embora tenham tido nove meses para pensar no assunto. Em hindi, Maya significa feitiço, ilusão, sonho, o que não tem nada a ver com o meu carácter. Átila teria sido mais apropriado, pois onde ponho o pé a erva não volta a crescer."

E… estou de volta aos romances de Isabel Allende! Num registo um pouco diferente daquele que “povoa” os primeiros livros desta autora chilena, em O Caderno de Maya, travamos conhecimento com as aventuras e desventuras de uma adolescente americana que, após ter enveredado por caminhos que quase desgraçaram a sua vida, refugia-se, por iniciativa da sua avó, numa ilha remota do Chile. Depois de uma adaptação algo custosa, Maya começa a sair da sua “concha” e a apreciar a companhia do homem que a acolheu (a quem vê como um avô), bem como dos diferentes habitantes da aldeia. Terá ainda a oportunidade de conhecer o amor!...

Com este livro, Isabel Allende transita das habituais histórias que nos remetem para o passado para vivências mais atuais, para problemas que assolam o nosso presente, como é o caso de adolescentes severamente dependentes de estupefacientes. Deu-me prazer acompanhar as vicissitudes da vida da jovem Maya, os seus medos e as suas esperanças, mas confesso que senti alguma falta da magia, da ternura e da sensualidade que emanavam dos primeiros livros da “minha” chilena favorita!...

Sem comentários:

Enviar um comentário