Atlas de Geografia Humana, de Almudena Grandes

Quinta-feira, 30 de março de 2012




Acabei de ler o livro de Almudena Grandes, Atlas de Geografia Humana, e que posso dizer? AMEI, tal como amo cada livro desta autora espanhola!
Foi o segundo livro que li dela em português (acho que prefiro ler em espanhol…) e tenho que admitir que, apesar da ajuda da língua materna, tive dificuldades em entrar na história das quatro protagonistas, já cada capítulo ia abordando, alternadamente, a vida dessas mulheres, amigas e colegas de trabalho, e a linguagem usada pela autora é densa, complexa e os avanços e os recuos no tempo são constantes.
Contudo, quando me familiarizei com tudo isto, embrenhei-me no livro e suspirei de prazer e de pena quando cheguei à última página, porque não há como esta autora para abordar o mundo feminino! O nosso complexo mundo, os nossos desejos, os nossos sonhos, as nossas obsessões, as nossas manias, a nossa fragilidade, a nossa força, o nosso lado mais negro e mais suave – está tudo lá!!!

Almudena Grandes, ¡cómo me encantas! ¡Ya no puedo imaginar mi vida sin tus libros!

Para quem ainda tenha dúvidas se deve ler Almudena Grandes, aqui fica a sinopse de Atlas de Geografia Humana:
Rosa, Fran, Marisa e Ana. Quatro mulheres a caminho do "epicentro" da catástrofe, ou melhor, dos quarenta anos. Quatro mulheres totalmente diferentes ente si mas unidas por um objetivo comum: a organização de um Atlas de Geografia na editora onde trabalham. Quatro mulheres que afinal assistem à composição dos seus próprios Atlas pessoais povoados de problemas amorosos, desilusões, esperanças e fracassos.

O regresso de Almudena Grandes com uma obra em que se ultrapassa oferecendo ao leitor quatro personagens femininas com identidades psicológicas ímpares que consubstanciam também o retrato de uma geração. A autora de Malena é um Nome de Tango e Sete Mulheres, num livro que foi considerado como o mais significativo da sua carreira literária. A não perder.

2 comentários:

  1. Ana, este foi o primeiro livro que li da autora e amei! Aos poucos, tenho vindo a conhecer o universo denso e complexo que são os livros dela e nunca me arrependo...Infelizmente, não é fácil encontrar livros da Almudena em Portugal...Obrigada por mais esta partilha, que me fez recordar um livro inesquecível :)

    ResponderEliminar
  2. Almudena Grandes é mesmo MARAVILHOSA e tenho mesmo muita pena que as editoras portuguesas não apostem na publicação das suas obras mais recentes!... Os leitores é que ficam a perder!
    Entretanto vou lendo em espanhol e partilhando tudo o que possa para que tu e os demais não percam "pitada" do fantástico mundo de Almudena!
    Beijinhos

    ResponderEliminar